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Título: Estudo da percepção ambiental dos alunos do ensino médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus em Simões Filho, BA
Autor(es): Silva, Leide Jane Costa da
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Educação ambiental
Conscientização
Percepção geográfica
Environmental education
Awareness
Geographical perception
Data do documento: 14-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Leide Jane Costa da. Estudo da percepção ambiental dos alunos do ensino médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus em Simões Filho, BA. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática a percepção ambiental dos alunos do ensino médio no Colégio Estadual Manoel de Jesus, localizado no município de Simões Filho, na Bahia e visa contribuir para o avanço das reflexões sobre os mais iminentes problemas ambientais na comunidade escolar. A relevância desse estudo foi realizar um diagnóstico sobre a percepção dos estudantes em relação ao meio ambiente e os problemas ambientais, sobretudo, proporcionar subsídios para que estes compreendam a necessidade de preservar o ambiente onde vivem e principalmente a importância da mudança de hábitos e atitudes, para uma melhor qualidade de vida. Na primeira parte apresentou-se uma revisão da literatura, fornecendo informações sobre a definição de percepção e a importância da Educação Ambiental. Em seguida, foi realizado um questionário, através de pesquisa de campo expondo aspectos relacionados com percepções ambientais locais aplicados para 90 estudantes do ensino médio. Os resultados foram analisados e a conclusão mostrou que a percepção ambiental dos alunos é fragmentada em referência aos conceitos de Educação Ambiental e Meio Ambiente, ou seja, não contemplam os aspectos socioculturais locais e nem contribuem para uma melhoria na qualidade de vida. A percepção ambiental é essencial para compreender as inter-relações da comunidade com o seu ambiente e serve como instrumento para o planejamento da educação ambiental.
Abstract: This work had as thematic the environmental perception of high school students in the Colégio Estadual Manoel de Jesus, located in the municipality of Simões Filho, in Bahia and aims to contribute to the advancement of the reflections on the most imminent environmental problems in the school community. The relevance of this study is to conduct an assessment of the students' perception of the environment and environmental problems to primarily provide subsidies so that they understand the need to preserve their environment and especially the importance of changing habits and attitudes to a better quality of life. The first part presents a review of the literature, providing information on the definition of perception and the importance of environmental education. Then, a questionnaire was carried out through field research exposing aspects of environmental perceptions 90 local high school students interviewed. The results were analyzed and the conclusion shows that the environmental perception of students is fragmented in reference to the concepts of replace this, and do not include the local socio-cultural aspects and not contribute to an improved quality of life. So what this thread is intended to characterize the environmental awareness of students of a public school in Bahia about the environment and environmental problems. Environmental awareness is essential to understand the interrelationships of the community with its environment and serves as a tool for planning environmental education.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4551
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