Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4651
Título: Produtos lácteos funcionais: perfil do consumidor e entendimento das informações constante no rótulo destes alimentos
Autor(es): Silva, Denise Corrêa da
Orientador(es): Drunkler, Deisy Alessandra
Palavras-chave: Alimentos funcionais
Alimentos - Embalagens
Consumidores - Preferência
Functional foods
Food - Packaging
Consumers' preferences
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Denise Corrêa da. Produtos lácteos funcionais: perfil do consumidor e entendimento das informações constante no rótulo destes alimentos. 2014. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Hoje se vive em um contexto onde doenças crônicas têm assolado a humanidade de modo alarmante, e com esse aumento gerado, entre outros fatores, pela má alimentação. Inúmeras campanhas de conscientização que tem promovido no ser humano uma preocupação crescente com sua saúde e bem estar. Neste patamar encontram-se os produtos funcionais que prometem benefícios para a saúde, aliados ao valor nutricional, podendo produzir efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo sem precisar de supervisão médica para seu consumo. Observando o mercado de produtos lácteos funcionais, comprova-se um crescimento acentuado, com previsão de crescimento absoluto nos próximos anos, mas também há uma preocupação crescente com as informações que constam no rótulo destes produtos, se está ao alcance da compreensão do consumidor, pois o mesmo possui o direito a tais informações. Este estudo pretendeu traçar uma relação entre o perfil sócio demográfico do consumidor de produtos lácteos funcionais e o nível de conhecimento que este possui em relação aos benefícios do mesmo, bem como em relação às informações contidas nos rótulos destes produtos, através da aplicação in loco de um questionário estruturado para 342 pessoas, pertencentes ao quadro discente, docente e técnico administrativo do Câmpus Medianeira, devidamente aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná). Os dados obtidos foram submetidos a análise estatística, constatando-se um perfil singular da população pesquisada devido ao contexto de aplicação concentrado num público jovem e com acesso a informações, e uma preocupação crescente com a saúde e hábitos de vida saudáveis. Quanto à percepção dos consumidores sobre embalagens, indicou uma tendência de os consumidores darem maior importância aos atributos validade, rótulo, valor nutricional e apelo de funcionalidade, enquanto que características relacionadas ao design: cor, tamanho e ergonomia, bem como o país de origem mostraram ter menor importância para a maior parte dos respondentes.
Abstract: Today we live in a context where chronic diseases have plagued mankind alarmingly, and this increase generated, among other factors, by poor diet. Numerous awareness campaigns that have promoted in humans is growing concern about your health and well being. This level are the functional products that promise health benefits, combined with nutritional value and may produce metabolic and physiological effects on the body without medical supervision for their consumption. Observing the market for functional dairy products, shows a marked growth, with absolute growth forecast in the coming years, but there is also a growing concern with the information provided on the label of these products, it is within reach of consumer understanding, for it has the right to such information. This study intended to draw a relationship between socio-demographic profile consumer of functional dairy products and the level of knowledge that this has on the benefits of it, as well as in relation to the information on the labels of these products through the on-site application a structured questionnaire to 342 people, belonging to the student framework, administrative and technical teaching of campus Mediatrix, duly approved by the Ethics Committee of Research with Human Being at the Federal University of Technology of Paraná. Data were analyzed statistically, though there is a unique profile of the studied population due to the concentrated application context a young audience and access to information, and a growing concern for health and healthy lifestyles. The consumer perception on packaging, indicated a tendency for consumers to give more weight to the validity attributes, label, nutritional value and functionality of appeal, while characteristics related to design: color, size and ergonomics, as well as the country of origin revealed having less importance for most of the responders.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4651
Aparece nas coleções:MD - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_COALM_2014_2_05.pdf1,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.