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Título: A língua materna e os gêneros textuais, desenvolvendo a competência discursiva em alunos dos anos finais do ensino fundamental
Autor(es): Leite, Adriana Morabito
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Interesses na leitura
Leitura - Desenvolvimento
Didática
Reading interests
Development reading
Didatics
Data do documento: 6-Mai-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: LEITE, Adriana Morabito. A língua materna e os gêneros textuais, desenvolvendo a competência discursiva em alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como temática uma discussão que se voltou especificamente para a exploração do processo de leitura, ou seja, para a funcionalidade dos gêneros textuais no trabalho com a disciplina de Língua Portuguesa. Nesse processo, o consolidar de uma visão interacionista da linguagem garantiu, também, um significativo debate sobre como promover a formação de leitores/autores críticos. O presente trabalho é resultado de uma pesquisa realizada com professores de língua materna dos anos finais do ensino fundamental no município de Moreira Sales de duas escolas públicas onde as informações foram coletadas por meio de uma entrevista. Foram realizadas leituras de autores como Orlandi (1988), Geraldi (1997), Solé (1998) entre outros, e os documentos oficiais as Diretrizes Curriculares (2008). Após isso, deu-se a coleta dos relatórios dos professores, totalizando cinco, e, por fim, fez-se a análise dentro da perspectiva sociointeracionista. A análise é para que o professor possa compreender a importância de um trabalho efetivo com a leitura a fim de que os educandos possam interagir em seu meio social como sujeitos críticos e para que possam construir e reconstruir sentidos a partir do que foi lido.
Abstract: This work was a kind of thematic discussion turned specifically to explore the reading process or the functionality of text genres at work with the discipline of Portuguese. In this process, the consolidation of an interactionist view of language assured, also, a significant debate on how to promote the formation of readers / authors critics. This work is the result of research conducted with native teachers the final years of primary school in the municipality of Moreira Sales of two public schools where reports have been through an interview. From the delimitation of the subject were held readings of authors and Orlandi (1988), Geraldi (1997), Solé (1998) among others, and official documents Curriculum Guidelines (2008). After then gave up collecting the reports from teachers, totaling five, and finally gave up in the analysis of socio-interactionist. The need for the analysis is that the teacher can understand the importance of effective work with reading so that students can interact with their social environment as critical and, from that, construct and reconstruct meanings from what was read.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4654
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