Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4663
Título: Alfabetização e letramento na educação infantil
Autor(es): Cadan, Lucimara
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Alfabetização
Compreensão na leitura
Crianças - Livros e leitura
Crianças - Escrita
Literacy
Reading comprehension
Children - Books and reading
Children - Writing
Data do documento: 15-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CADAN, Lucimara. Alfabetização e letramento na educação infantil. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo apresentar uma investigação sobre os conceitos de alfabetização e letramento na Educação Infantil, a fim de expor sua relevância para esta área. Foram realizadas pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo com o objetivo de verificar como a alfabetização e o letramento devem ser trabalhados na Educação Infantil e o entendimento que o docente possui a respeito destes conceitos e como desenvolve sua prática educativa em torno da alfabetização e letramento. Nesta pesquisa a alfabetização e o letramento são apresentados como uma etapa muito importante na educação infantil, de acordo com a teoria sóciointeracionista que aponta pressupostos que dão embasamento para o desenvolvimento do processo na educação infantil, sem perder de vista a sua função de propiciar o desenvolvimento integral da criança por meio de práticas pedagógicas de cunho lúdico que contribuem nos processos de alfabetização e letramento.
Abstract: This paper aims to present an investigation into the concepts literacy and literacy in early childhood education in order to expose their relevance to it. Were performed literature search and field research with the goal of checking how literacy and literacy should be worked in early childhood education and the understanding that the teacher possesses about these concepts and how to develop their educational practice around literacy and literacy. In this research literacy and literacy are presented as a very important step in kindergarten according to socio-interactionist theory pointing assumptions that gives foundation to the development of the process of literacy and literacy in early childhood education, without losing sight of its function to foster the development of children through educational practices that contribute playful nature of the processes of literacy and literacy.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4663
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_11.pdf392,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.