Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4686
Título: Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa
Autor(es): Lima, Iara da Silva
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Leitura de jornais
Ensino - Meios auxiliares
Teaching - Methodology
Newspaper reading
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 5-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: LIMA, Iara da Silva. Uso do jornal em sala de aula como material didático nas aulas de língua portuguesa. 2012. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa com experiência que propõe o uso de textos jornalísticos como recursos que auxiliam o trabalho em sala de aula. Esta monografia aponta a importância do uso do jornal nas aulas de língua portuguesa, como recurso didático, podendo diversificar e dinamizar as aulas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. A pesquisa também visou compreender o desafio do professor na escolha de métodos mais atrativos para a disciplina. A pesquisa é descritiva e, para que se pudesse compreender o objeto de estudo, recorreu-se ao estudo sobre o uso de gêneros jornalísticos na escola, bem como pesquisas de campo, bibliográficas e por meio da rede de internet. Para tal, essa investigação se construiu a partir dos referenciais de Suassuna (1995), Freinet (1987), Marcuchi (2002), Faria (1989), entre outros autores. Visando fundamentar a realização da presente pesquisa, foi realizada, além da revisão bibliográfica, uma pesquisa de campo.
Abstract: This paper presents the results of a survey of experience Proposes that the use of the resources journalistic texts that assist in the class room work. This monograph points out the Importance of using the newspaper in English language classes as a teaching resource and may Diversify and streamline classes Facilitating the teaching-learning process. The research also Aimed to understand the challenge of the teacher in choosing the most attractive methods for discipline. The research is descriptive, so that one could understand the object of study, we used to study on the use of journalistic genres in school, as well as field research, literature and through the network of internet. For such, this research was built from the referential Suassuna (1995), Freinet (1987), Marcuchi (2002), Faria (1989), among others. Aiming to support the achievement of this research was Conducted, in addition to literature review, field research.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4686
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_11.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.