Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4689
Título: Uma breve retrospectiva do ensino de biologia no Brasil
Autor(es): Borba, Juliana Bono
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Biologia
Ensino
Currículos - Mudança
Biology
Teaching
Curriculum change
Data do documento: 5-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BORBA, Juliana Bono. Uma breve retrospectiva do ensino de biologia no Brasil. 2013. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: Este trabalho teve como temática o ensino de Biologia no Brasil envolvendo as diferentes teorias e intencionalidades inseridas nesse processo. É seu objetivo entender como a transitoriedade histórica determinou a estrutura do ensino dessa ciência e como a escola se posicionou em relação aos diferentes períodos históricos. A partir de leituras, comparações e análises é possível construir um entendimento geral acerca do desenvolvimento e aprimoramento dos conteúdos e métodos de ensino que se inseriam nas realidades escolares para formar alunos com um determinado grau de conhecimento dos métodos de investigação científica. É evidente que as diferentes correntes filosóficas interferiram na composição da noção que se faz do ensino, igualmente importante é considerar que a concepção de ciência foi pouco a pouco modificada diante da noção pragmática que se tinha até então. Portanto, é indispensável que se reflita sobre as multifaces desse ensino de modo que seja possível ao professor e ao aluno uma maior compreensão acerca de seus papeis em um lugar determinado pelas condições externas e suas influências na aprendizagem.
Abstract: This work is thematic teaching Biology in Brazil involving the different theories and intentions embedded in the process. Is your goal to understand how historical transience determined the structure of teaching this science and how the school is positioned in relation to different historical periods. From readings, comparisons and analyzes can build a general understanding of the development and improvement of content and teaching methods that were inserted into the realities school students to form with a certain degree of knowledge of the methods of scientific investigation. It is evident that the different philosophies interfered in the composition of the notion that education is equally important to consider is that the conception of science was gradually modified before the pragmatic notion that had until then. Therefore, it is essential to reflect on the multifaceted teaching so that it is possible for the teacher and the student a greater understanding of their roles in a place determined by external conditions and their influence on learning.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4689
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_I_2012_12.pdf160,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.