Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701
Título: A importância da psicomotricidade na educação infantil
Autor(es): Fontana, Cleide Madalena
Orientador(es): Del Monego, Maurici Luzia Charnevski
Palavras-chave: Psicologia do movimento
Capacidade motora em crianças
Alfabetização
Movement, Psychology of
Motor ability in children
Literacy
Data do documento: 3-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FONTANA, Cleide Madalena. A importância da psicomotricidade na educação infantil. 2012. 74 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Esta monografia é de natureza bibliográfica, onde estuda a importância da psicomotricidade na Educação Infantil. Especificamente demonstra a importância do movimento para o desenvolvimento do avanço na escola, tanto para a criança com dificuldades de aprendizagem quanto para melhorar e ajudar no processo de alfabetização de crianças que frequentam a escola infantil. Expõe como a Educação Psicomotora e Reeducação Psicomotora funcionam quando se trata de melhorar o rendimento escolar e infantil, e define também especificamente o desenvolvimento psicomotor em crianças de 0 a 5 anos. Para tanto, foram utilizados livros e artigos científicos cujo tema envolve a psicomotricidade, psicologia, educação física e pedagogia, a fim de embasar cientificamente o tema proposto. Foi abordada na fundamentação teórica a importância da psicomotricidade para criança na Educação Infantil; a definição da psicomotricidade e seus elementos básicos; o desenvolvimento da criança na fase de zero a cinco anos; as contribuições da psicomotricidade nas escolas de Educação Infantil e qual é o papel da escola no desenvolvimento da psicomotricidade e também sobre como as perturbações psicomotoras podem resultar em fracasso escolar.
Abstract: This monograph is bibliographical, where he studies the importance of motor skills in kindergarten. Specifically demonstrates the importance of the movement to advance the development of the school, both for children with learning difficulties and to improve and help the literacy process of children attending preschool. Exposes how the Psychomotor Education and Reeducation Psychomotor function when it comes to improving school performance and child, and also specifically defines the psychomotor development in children aged 0 to 5 years. For this purpose, will be used books and scientific articles whose theme involves psychomotor, psychology, physical education and pedagogy in order to scientifically support the theme. Will be addressed in the theoretical basis for the importance of psychomotor child in kindergarten; definition of psychomotor and its basic elements, child development at the stage of zero to five years, the contributions of psychomotor Child Education in schools and what is the role school in the development of motor skills and also how psychomotor disturbances may result in school failure.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4701
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_03.pdf700,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.