Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4703
Título: O discurso e a ação docente dos professores de química na educação profissional
Autor(es): Santos, Diego Marlon
Orientador(es): Bortoli, Marlene Magnoni
Palavras-chave: Ensino profissional
Química
Professores - Eficiência
Estratégias de aprendizagem
Professional education
Chemistry
Teacher effectiveness
Learning strategies
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SANTOS, Diego Marlon. O discurso e a ação docente dos professores de química na educação profissional. 2012. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como temática uma pesquisa que foi desenvolvida através de um estudo de caso comparativo, sendo realizado o levantamento de dados sobre as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de química da educação profissional, verificando a articulação do conhecimento já existente do aluno com os conteúdos de química, demonstrando a importância da contextualização dos conteúdos tecnológicos e práticos para o aluno do curso técnico em química. A pesquisa seguiu uma abordagem qualitativa em uma escola da rede estadual de ensino de Paranavaí, sendo realizadas entrevistas semi-estruturadas com quatro professores de química da educação profissional. A pesquisa indica a importância de se analisar o procedimento metodológico, através do uso de aulas práticas, livros didáticos, recursos didáticos e tecnológicos, formas de avaliação, apontando as potencialidades e fragilidades no ensino de química da educação profissional. Assim, mostra o discurso dos professores e o que eles fazem com relação a sua prática pedagógica, onde todos assumem uma abordagem progressista, havendo a necessidade de diversificar e inovar em suas aulas, com conteúdo didático diferenciado, acompanhando as diretrizes educacionais obtendo ótimos resultados durante o processo educacional. Ficou evidenciada nesta pesquisa, que boas aulas exigem estudo, preparo adequado, curiosidade quanto ao processo de ensino aprendizagem.
Abstract: The present work is based on a research carried out through a comparative study.Data were gathered regarding pedagogical practices used by Chemistry teachers in professional education, identifying the correlation between students’ existing knowledge and chemistry subjects, demonstrating the importance of contextualizing technological and practical matters to technical students. A qualitative research was conducted at a public school, located in the city of Paranavaí, where semi-structured interviews were held with four chemistry teachers working in professional education. This study outpoints the significance of analyzing the methodological procedures by adopting practical lessons, textbooks, didactic and technical resources, evaluation means, pointing strengths and weaknesses in Chemistry teaching in professional education. In this manner, teachers’ discourses and actions concerning their pedagogical practices are presented. All of them assume to follow progressive education methods, having the need to innovate and diversify their lessons, combining differentiated instructional content and educational guidelines and obtaining better results throughout the educational process. I was clearly manifested in this research that good lessons require study, proper preparation and curiosity as to the teaching-learning process.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4703
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_05.pdf298,72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.