Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704
Título: A importância da intertextualidade na formação do leitor
Autor(es): Razente, Gleice
Orientador(es): Menoncin, Camila
Palavras-chave: Compreensão na leitura
Leitura - Desenvolvimento
Intertextualidade
Reading comprehension
Development reading
Intertextuality
Data do documento: 3-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: RAZENTE, Gleice. A importância da intertextualidade na formação do leitor. 2012. 89 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como temática a discussão da intertextualidade presente em alguns textos. Texto aqui exemplificado com uma música e uma história em quadrinhos. O texto, portanto, não deve ser encarado como algo inacabado, mas sim como elemento constitutivo da participação de seu interlocutor, que de maneira ativa assume uma atitude responsiva frente ao texto. Para tanto, a interpretação depende quase que exclusivamente da caminhada leitora que se tem, já que um texto dialoga com outro (intertextualidade). Assim, objetivou-se analisar a intertextualidade e seu uso. Contudo, pode-se perceber que todo texto depende de um interlocutor e que a intertextualidade está presente em vários textos que circulam na atualidade. Esse cruzamento de texto só será verificado se o leitor tiver leitura necessária que lhe dê suporte para que isso aconteça, caso contrário, passará despercebido. Assim, a intertextualidade apresenta-se aos casos onde ocorrem os cruzamentos de matérias textuais que dialogam entre si e se apresenta como um jogo ao leitor que precisa estar preparado para decifrá-lo.
Abstract: This work had as topic of discussion the intertextuality in some texts. Text here is exemplified with a song and comics. The text, therefore, should not be seen as something unfinished, but as a constitutive element of the participation of his interlocutor, who actively assumes a responsive attitude against the text. Therefore, the interpretation depends on almost exclusively Walk reader who has since converses with another text (intertextuality). The objective was to analyze the intertextuality and its use in different places and situations. However, one can see that the text depends on one party and that intertextuality is present in several texts that circulate today. This crossing text will only be checked if the reader has read that will give necessary support to make it happen, otherwise go unnoticed. Thus, intertextuality presents itself to cases where there is the intersection of textual materials that interact with each other and presents itself as a game that the reader must be prepared to decipher it.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4704
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_06.pdf994,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.