Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4708
Título: O papel da sala de recursos multifuncionais no auxílio a alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino fundamental
Autor(es): Ceron, Kátia Regina
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Crianças com distúrbios da aprendizagem
Deficiências do desenvolvimento
Inclusão escolar
Learning disabled children
Developmental disabilities
Mainstreaming in education
Data do documento: 1-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CERON, Kátia Regina. O papel da sala de recursos multifuncionais no auxílio a alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino fundamental. 2012. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: O presente trabalho teórico e de pesquisa objetivou abordar o papel da sala de recursos multifuncionais no auxílio de alunos com necessidades educacionais especiais inseridos no ensino fundamental. A inclusão destes alunos especiais no ensino fundamental pode acontecer de forma prazerosa, pois “todos” tem o direito á educação, viver em sociedade bem como frequentar as escolas como qualquer outra criança. Ao aceitar o portador de necessidades especiais em nossas escolas dita “normal” é aceitar também as diferenças e as limitações de cada ser humano. Para que isso aconteça é necessário não apenas integrar o portador de necessidades na escola, mas também dar condições para que ela possa de fato atuar na sociedade. Hoje a Lei de Diretrizes e Base da Educação garante o direito dessas crianças com atendimento preferencialmente na rede regular de ensino, com respeito e suas habilidades e individualidades, cabendo ao professor buscar esses caminhos que levem ao desenvolvimento do portador de necessidades especiais.
Abstract: This theoretical work and research aimed at addressing the role of multi-functional resource room in assisting students with special educational needs placed in primary education. This theoretical work and research aimed at addressing the role of room multifunction capabilities in assisting students with special educational needs inserted in elementary school. The inclusion of these special students in elementary school can happen so pleasurable because "everyone" has the right to education, to live in society as well as attend school like any child. By accepting with special needs in our schools called "normal" is also accepting the differences and limitations of each human being. For this it is necessary to not only integrate the carrier needs in school but also give conditions so that she can actually act in society. Today the Law of Guidelines and Basis of Education guarantees the right of children with atendly preferably in the regular school, with respect and their skills and individuality, being the teacher pursue these paths that lead to the development of special physical needs.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4708
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2012_10.pdf466,39 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.