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Título: Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular
Autor(es): Castro, Celia de
Orientador(es): Almeida, Shiderlene Vieira de
Palavras-chave: Autismo
Inclusão escolar
Aprendizagem
Autism
Mainstreaming in education
Learning
Data do documento: 22-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CASTRO, Celia de. Recursos alternativos para a inclusão de crianças com autismo no ensino regular. 2013. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2013.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo investigar o que caracteriza o espectro do autismo, bem como conhecer as causas, consequências, diagnósticos e tratamento. No que tange a característica pedagógica, intentamos pontuar qual o papel da família e da escola no processo de inclusão do aluno com esse perfil. Para tanto, a pesquisa tem caráter bibliográfico, com embasamento teórico pautado em autores contemporâneos que abordam a temática. Conclui-se que ainda não é possível explicar com precisão as causas que levam a criança a desenvolver o autismo. Mas, que já há estudos que definem o autismo como uma “alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente” (KANNER, 1943). Com a pesquisa pudemos perceber que os primeiros indícios de uma criança com espectro autista podem ser percebidos pela própria família, já nos primeiros anos de vida observando o seu relacionamento inter e intrapessoal. Constatamos ainda, que a criança com esse caráter tem maior dificuldade para desenvolver e consequentemente aprender. Assim, destacamos o papel fundamental que a escola assume para oportunizar a esse aluno o desenvolvimento sócio-afetivo, psicomotor e cognitivo.
Abstract: The present study aims at to investigate what characterizes the autism spectrum, as well as knowing the causes, consequences, diagnosis and treatment. Regarding the pedagogical characteristic vie intend to punctuate the role of family and school in the process of inclusion of students with this profile. Therefore, this research has a bibliographical character, with theoretical guided by contemporary authors who address the topic. We conclude that it is not possible to accurately explain the causes that leads the child to develop autism.But there are already studies that define autism as a “brain impairment that affects a person's ability to communicate, form of relationships and respond appropriately to the environment” (Kanner, 1943). With this research we realized that the first signs of a child with ASD may be perceived by the family since the early years of life watching their inter and intrapersonal relationships. We noticed also that the child with that character is more difficult to develop and consequently learn. Thus, we highlight the key role that school assumes that student to nurture the socio-affective, psychomotor and cognitive development.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4727
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