Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4734
Título: A contribuição dos contos de fadas e fábulas no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
Autor(es): Rosa, Ildicéia de Andrade
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Literatura - Estudo e ensino
Livros ilustrados para crianças
Aprendizagem
Literature - Study and teaching
Illustred books, Childrens
Learning
Data do documento: 2-Abr-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ROSA, Ildicéia de Andrade. A contribuição dos contos de fadas e fábulas no processo de ensino aprendizagem na educação infantil. 2012. 44 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como objetivo principal analisar as contribuições dos contos de fadas e fábulas no processo de ensino aprendizagem na educação infantil, identificando assim a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança. A partir do momento que a criança entra em contato oralmente com as histórias a literatura passa a ter um papel importante para elas não acontecendo apenas quando elas se tornam leitoras. As histórias contadas, trabalhadas em sala de aula não apenas distraem as crianças, mas ao mostrar-lhes as implicações existentes na história, possibilita ao aluno ampliar sua visão de mundo, onde o mesmo se posiciona com suas críticas, indagações, querendo participar colaborar em momento oportuno. No referencial teórico a pesquisa bibliográfica fortalece a busca por conhecer mais sobre o assunto possibilitando o confronto com o material adquirido na pesquisa de campo, através dos entrevistados sobre a literatura infantil, sobre a importância que tem as histórias na vida dos alunos contribuindo ou não para o seu desenvolvimento.
Abstract: This work has as its main objective to analyze the contributions of fairy tales and Fables in the teaching process learning in early childhood education, identifying the importance of children's literature to the development of the child. The student seeks to satisfy your curiosities, for working with the imagination and daily through the literature your needs are fulfilled, is the literature expanding its orality, she provides live experiences of others and learn from them. From the moment that the child comes in contact orally with the stories literature is an important role for them not happening only when they become readers. The stories told, worked in the classroom not only distract the children, but to show them existing qualities and defects in the history allows students to broaden their world view, where the same positions with their criticism, questions, wanting to attend collaborate in a timely manner. In the methodological referential bibliographic research strengthens the quest to know more about the subject making it possible to confront with the material acquired in field research with respondents about children's literature, about the importance that has the stories in the lives of students contributing to its development.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4734
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_31.pdf2,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.