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Título: O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual
Autor(es): Silva, João da Mata Alves da
Orientador(es): Sandmann, André
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Inclusão escolar
Jogos educativos
Deficiências do desenvolvimento
Learning strategies
Mainstreaming in education
Educational games
Developmental disabilities
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, João da Mata Alves da. O lúdico como metodologia para o ensino de crianças com deficiência intelectual. 2012. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Este trabalho teve como temática a utilização do lúdico como recurso pedagógico no processo de ensino das crianças que apresentam deficiência intelectual, com foco nas crianças da Escola Estadual Pequeno Príncipe, do Município de Alto Piquiri. Apresenta brinquedos e jogos ludo pedagógicos, bem como sua evolução como recurso metodológico. Destaca a importância dos jogos no processo de ensino das crianças, em especial das que apresentam limitações em suas aprendizagens. Discute o processo de inclusão e aprendizagem da criança que apresenta deficiência intelectual, ressaltando a importância da inclusão para que ocorra a aprendizagem. Apresenta o lúdico, através do jogo de xadrez, como recurso eficiente no processo de ensino das crianças deficientes intelectuais, bem como a importância de sua prática nas escolas como contribuição pedagógica. Complementado pela pesquisa de campo, o estudo verificou, por meio de observações e entrevista, que o jogo de xadrez utilizado para o ensino de crianças com deficiência intelectual é de grande importância. Traz como resultado do estudo a melhoria no desenvolvimento de habilidades e na aprendizagem de diversos conteúdos curriculares das crianças que participam das atividades lúdicas, como o jogo de xadrez.
Abstract: This work was the subject of playful use as a pedagogical resource in the teaching of children with intellectual disabilities, with a focus on the children of the State School Little Prince, the Municipality of Alto Piquiri. Displays ludo educational toys and games, as well as its evolution as a methodological resource. Stresses the importance of games in the teaching of children, especially those have limitations in their learning. Discusses the process of learning and inclusion of the child with intellectual disabilities, emphasizing the importance of inclusion for learning to occur. Displays the play through the game of chess as a resource efficient in teaching intellectually disabled children, and the importance of practice in schools as a teaching aid. Complemented by field research, the study found, through interviews and observations, the chess game used for teaching children with intellectual disabilities is of great importance. Brings as a result of the improvement in study skills development and learning of diverse curricula of children who participate in recreational activities, like playing chess.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4736
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