Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4742
Título: A visão dos alunos do terceiro ano do ensino médio acerca da disciplina de sociologia
Autor(es): Minzon, Roseli Silva
Orientador(es): Berghauser, Neron Alípio Cortes
Palavras-chave: Sociologia
Estudantes do ensino médio
Currículos - Legislação
Sociology
High school students
Education - Curricula - Law and legislation
Data do documento: 14-Dez-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: MINZON, Silva Roseli. A visão dos alunos do terceiro ano do ensino médio acerca da disciplina de sociologia. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2012.
Resumo: Neste trabalho o olhar estará focado sobre a inserção da disciplina de Sociologia no Ensino Médio sua importância e qual a visão dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio referente a Sociologia e as outras disciplinas. A metodologia do estudo, a partir de um questionário aplicado aos alunos da rede pública e privada, é compreender a visão destes alunos referente ao aprendizado, afinidade com professor ou matéria, metodologia aplicada em sala de aula, qual a importância do professor, quais disciplinas mais se destacaram e quais conteúdos estes alunos acreditam ter aprendido de fato sobre Sociologia. A Sociologia é especialmente voltada para a reflexão, a desnaturalização dos fatos e em contraposição, muitas vezes a escola está para instaurar e condicionar os alunos a manterem o mesmo pensamento. Essa perspectiva de abordagem também alia o desafio de fazer com que os professores de Sociologia parem para refletir o seu papel no ambiente escolar. Esta pesquisa buscou alinhar teoria e pratica e sua aplicabilidade no contexto escolar. Em três partes: a primeira o contexto histórico da inserção da disciplina de Sociologia no Brasil; o segundo a importância da Sociologia para os alunos do Ensino Médio e a terceira e última a pesquisa aplicada aos alunos do terceiro ano do Ensino Médio nas redes públicas e particulares de períodos diferentes para analisar suas diferenças e semelhanças.
Abstract: In this work the look will focus on the integration of the discipline of sociology in high school its importance and what the vision of the students of the third year of high school regarding sociology and other disciplines. The methodology of the study, from a questionnaire given to students in public and private, is to understand the vision of learning for the students, teacher or affinity with matter, methodology applied in the classroom, what is the importance of the teacher, which disciplines stood out and what content they believe students have learned about the sociology of fact. Sociology is especially focused on reflection, the distortion of facts and in contrast, often the school is to introduce and condition students to keep the same thought. This perspective also approach combines the challenge of making the teachers of Sociology stop to reflect their role in the school environment. This research sought to align theory and practice and its applicability in the school context. In three parts: the first insertion of the historical context of the discipline of sociology in Brazil, the second the importance of sociology for students of high school and the third and final applied research students of the third year of high school on public and private different periods to analyze their similarities and differences.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4742
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_II_2012_39.pdf849,76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.