Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4773
Título: Ensino de ciências e divulgação científica: ferramentas utilizadas por professores de ciências do município de Medianeira - PR
Autor(es): Fontanella, Denise
Orientador(es): Viera, Graciela Leila Heep
Palavras-chave: Ensino - Metodologia
Aprendizagem
Estratégias de aprendizagem
Teaching - Methodology
Learning
Learning strategies
Data do documento: 8-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FONTANELLA, Denise. Ensino de ciências e divulgação científica: ferramentas utilizadas por professores de ciências do município de Medianeira - PR. 2014. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Pesquisas indicam que ensinar Ciências vem se tornando cada vez mais difícil em nossas escolas, e o que contribui para isso é a falta de interesse por parte dos alunos, que são bombardeados pelas tecnologias e as acham mais atrativas que os conteúdos escolares. O gênero divulgação científica vem obtendo seu destaque no que diz respeito ao ensino de Ciências, pois a trata de maneira clara, objetiva e mais atrativa aos estudantes. Esta pesquisa tem como objetivo averiguar as dificuldades e desafios encontrados pelos professores para ensinar Ciências, bem como se eles costumam utilizar materiais e espaços de divulgação científica no intuito de auxiliar o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A amostra constou de 17 professores da disciplina de Ciências do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino do Município de Medianeira – PR, que participaram da pesquisa respondendo a um questionário. Percebe-se por meio deste estudo que a maioria dos professores sentem muitas dificuldades para ensinar Ciências e que tentam amenizá-las buscando novas metodologias de ensino, que instiguem a curiosidade dos alunos em aprender. Grande maioria dos pesquisados admitiu que utiliza materiais e espaços de divulgação da Ciência, pois acreditam que por tratar os conteúdos de uma maneira diferente da tratada em sala de aula, fazem com que os alunos sintam-se motivados em aprender.
Abstract: Research indicates that teach Science is becoming increasingly difficult in our schools and what accounts for this is the lack of interest from students, who are bombarded by technology and find it more attractive than school content. The gender scientific dissemination has achieved its prominence in relation to the teaching of science, because this is a clear, objective and more attractive to students. This research aims to investigate the difficulties and challenges encountered by teachers to teach science and challenges encountered by teachers to teach science as well as they usually use materials and spaces of scientific dissemination in order to assist the process of teaching and learning of students. The sample consisted of 17 teachers of Science of Elementary Education II State Schools Municipality Medianeira - PR, who participated in the study by answering a questionnaire. It is noticed through this study that most teachers feel many difficulties in trying to teach Science and mitigate them seeking new teaching methodologies that encourage students curiosity in learning. Vast majority of respondents admitted that utilizes materials and spaces for dissemination of science, because they believe that by treating the contents of differently treated in the classroom, make the students feel motivated to learn.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4773
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_23.pdf402,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.