Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4777
Título: A construção de máquinas térmicas como recurso para melhor entendimento dos conceitos de termodinâmica
Autor(es): Gomes, Ederson Carlos
Orientador(es): Kavanagh, Edward
Palavras-chave: Conhecimento e aprendizagem
Ensino - Meios auxiliares
Ensino - Metodologia
Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Knowledge and learning
Teaching - Aids and devices
Teaching - Methodology
Interdisciplinary approach in education
Data do documento: 15-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: GOMES, Ederson Carlos. A construção de máquinas térmicas como recurso para melhor entendimento dos conceitos de termodinâmica. 2014. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A disciplina de física infelizmente tem a fama de ser uma das maiores vilãs do processo ensino aprendizagem no Ensino Médio, pois por necessitar de interpretação e cálculos, é vista por muitos alunos como uma das grandes barreiras que influência negativamente o aprendizado em geral dessa disciplina. Então, com o intuito de facilitar as condições do processo do ensino-aprendizagem na física, utilizou-se uma metodologia diferenciada, com alunos do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio, para estudar se o uso de recursos didáticos, que instigue o aluno a contextualizar a física no seu cotidiano, facilitaria o aprendizado. Este trabalho teve como temática a construção de máquinas térmicas como recurso para melhor entendimento dos conceitos de termodinâmica, com o objetivo de inserir um recurso diferenciado para verificar como os educandos se dispõem em aprender diante de um desafio lançado pelo professor pesquisador. Foi percebido que houve muitas dificuldades em realizar este trabalho, mas por outro lado muitos alunos se dedicaram em construir o trabalho e apresentar, demonstrando grande interesse e um momento de aprendizado significativo. Diante disso constatou-se que a construção de máquinas térmicas é uma alternativa que pode levar o aluno a aprender física, de modo que o mesmo possa verificar a presença da mesma em sua vida, de maneira mais clara e prática. Durante a pesquisa pode-se notar que muitos dos alunos não gostam da disciplina de física, por assemelhá-la a matemática, mas que quando ensinada de maneira diferenciada, facilita a compreensão consideravelmente. Sendo assim pode-se dizer que o método utilizado é viável no aprendizado de física, mas que necessita de aperfeiçoamento no desenvolvimento do mesmo.
Abstract: Unfortunately, physics subject is reputed to be one of the greatest villains of the learning process at high school , because it needs interpretation and calculation, it is seen by many students as one of the major barriers that negatively influences the overall learning of the subject . So in order to ease the conditions of the teaching-learning process in physics subject, we used a different methodology with students from Electromechanical Technician course at high school, to study if the use of educational resources that instigate the student to contextualize physics in their daily lives facilitates learning. This work had as its theme the construction of heat engines as a resource for a better understanding of thermodynamics concepts, with the goal of inserting a distinguishing feature to see how the students are willing to learn on a challenge presented by the teacher researcher. It was realized that there were many difficulties in performing this work, but otherwise many students have dedicated themselves to build this work and present it, they have demonstrated great interest and a moment of meaningful learning. Therefore, it was found that the construction of heat engines is an alternative that can lead students to learn physics, because they can verify physics in their lives in a clear and practical way. During the research it could be noted that many of the students do not like physics subject, for resembling it to math subject, but when it was taught differently, it facilitates the understanding considerably . Thus, we can state that the method used is feasible in the learning process, but it needs improvement in the method development.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4777
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_27.pdf182,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.