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Título: Horta escolar em garrafas pet
Autor(es): Souza, Elaine Cristina Pimenta de
Orientador(es): Bresolin, Adriano de Andrade
Palavras-chave: Sustentabilidade
Hortaliças na nutrição humana
Educação ambiental
Sustainability
Vegetables in human nutrition
Environmental education
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SOUZA, Elaine Cristina Pimenta de. Horta escolar em garrafas pet. 2014. 27 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A temática do trabalho foi a construção de uma horta escolar utilizando garrafas PET no ambiente escolar, buscando promover um espaço verde e a relação coletiva que visam noções de sustentabilidade e de educação ambiental. A implantação do projeto foi feito na instituição EMEF Wladimir Salzano, na cidade de Porto Ferreira SP com o objetivo de que todos os alunos da escola pudessem tirar proveito dos benefícios, porém a prática aconteceu com os alunos da 4ª série, uma forma de ampliar a vivência dos alunos com alimentos, muitas vezes desconhecidos por muitos: ervas, hortaliças, como coentro, salsinha, cebolinha, pimenta, hortelã, alface, tomilho, acelga, erva-doce, entre outras. Por fim, foi possível observar que os objetivos foram atingidos, de maneira que a conscientização ambiental foi despertada nos alunos, os quais se habituaram a preservação e ao respeito à natureza.
Abstract: The theme of the work is the construction of a school garden using PET bottles in the school environment, seeking to promote a green space and collective relationship aimed at sustainability and environmental education. The project implementation was done in the institution EMEF Wladimir Salzano in Porto Ferreira SP for all school students take advantage, but the practice happened to students in the 4th grade, away to broaden the experience of students with food, many unknown by many times: herbs, vegetables, and cilantro, parsley, chives, pepper, mint, lettuce, peas, chard, fennel, others. Finally, it was observed that the objectives have been achieved, so that environmental awareness was awakened in students, who have learned to preserve and respect for nature.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4778
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