Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4789
Título: Jogos eletrônicos como metodologia alternativa no ensino de citologia
Autor(es): Oliveira, Fausto Eduardo de
Orientador(es): Periotto, Fernando
Palavras-chave: Ensino - Meios auxiliares
Jogos educativos
Jogos no ensino de ciências
Teaching - Aids and devices
Educational games
Ensino de ciências com jogos
Data do documento: 29-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: OLIVEIRA, Fausto Eduardo. Jogos eletrônicos como metodologia alternativa no ensino de citologia. 2014. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi fundamentar a proposta de introdução de games educativos como metodologia auxiliar no processo de ensino-aprendizagem em Biologia. O estudo da Célula ou Citologia é considerado pelos alunos como um dos assuntos mais complexos devido ao seu caráter abstrato, principalmente quando o tema se refere à Membrana Plasmática. Um dos fatores que contribuem para esta dificuldade de entendimento são as metodologias de ensino utilizadas, elas foram elaboradas para o processo de ensino-aprendizagem das gerações passadas e por isso tornaram-se ineficientes para os jovens de hoje, nascidos na era digital e que aprendem com a interação com as novas tecnologias. Com isso, torna-se imprescindível a introdução de novas metodologias de ensino que facilitem a abstração na criação de representações mentais e que façam parte do cotidiano do aluno, despertando assim, seu interesse na construção de seu próprio conhecimento de maneira ativa. Foi construída uma revisão bibliográfica descritiva através de pesquisa e levantamento bibliográfico em sites de busca, livros e artigos científicos abordando as dificuldades no ensino de Citologia, as mudanças na forma de apropriação do conhecimento, as contribuições para o ensino-aprendizagem do uso de games educativos e alguns jogos eletrônicos disponíveis na internet envolvendo o tema Citologia. Espera-se que este trabalho possa contribuir com o ensino das Ciências Físicas e Químicas, uma vez que também possuem conteúdos microscópicos e abstratos de difícil aprendizagem.
Abstract: The objective of this work is to substantiate the proposed of introduction of educational games as additional methodology in the process of teaching and learning Biology. The study of Cell or Cytology is considered by students as one of the most complex themes due to its abstract feature especially when the subject refers to the Plasma Membrane. One of the factors that contribute to this difficulty of understanding are the teaching methods used they were prepared for the teaching and learning of the past generations and therefore became ineffective for the learning of today's youth that was born in the digital age and learning through interaction with new technologies. With this, it is essential to introduce new teaching methodologies that facilitate the creation of abstraction and mental representations and that are part of everyday life of the student arousing his interest in building their own knowledge in an active way. A descriptive literature review was built through research and bibliographic search in books, scientific articles and websites addressing the difficulties in teaching Cytology, changes in the allocation of knowledge through the generations, contributions to teaching and learning of the use of educational games and some electronic games available on the internet involving the theme Cytology. It is hoped that this work can contribute to the teaching of Physics and Chemical Sciences, since they also have microscopic and abstract contents of learning difficult.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4789
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_39.pdf680,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.