Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799
Título: Evasão escolar com alunos do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, no município de Santa Terezinha de Itaipu, Paraná
Autor(es): Corrêa, Greisy Darling
Orientador(es): Costa, Michelle Budke
Palavras-chave: Evasão escolar
Fracasso escolar
Motivação na educação
Dropouts
School failure
Motivation in education
Data do documento: 8-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CORRÊA, Greisy Darling. Evasão escolar com alunos do Colégio Estadual Dom Manoel Könner, no município de Santa Terezinha de Itaipu, Paraná. 2014. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho foi realizado em Santa Terezinha de Itaipu, interior do Paraná, no Colégio Estadual Dom Manoel Könner, abordando a evasão escolar do ensino médio e fundamental nos anos de 2011 e 2012, e no período noturno no ano de 2013. Analisando a saída desses jovens da escola, que em sua maioria são de classe média e pobre, sendo um grave problema de desigualdade social dos pais gerando miséria, marginalidade e como pior consequëncia o afastamento escolar. O problema sobre a evasão escolar, muitas vezes esta relacionado com outros fatores como reprovação escolar, a escola ou a entidade de ensino, problemas familiares e as disciplinas escolares, baseadas na dificuldade do aprendizado. E a saída dos jovens da escola em sua maioria pobres, que por sua vez precisam complementar no orçamento familiar. Onde os educadores precisam estar aptos para reconhecerem dificuldades relacionadas aos seus educandos, passando assim motivação para estes não se evadirem.
Abstract: This project was held in Santa Terezinha do Itaipu, Paraná state, in Colégio Estadual Dom Manoel Konner, addressing truancy in primary and secondary education in the years 2011 and 2012, and at night in 2013. Analyzing the output of those young school, who are mostly middle class and poor, with a serious problem of social inequality parents engendering poverty, marginality and as a consequence the worst school expulsion. The problem of truancy often is related to other factors such as school failure, school or education authority, family problems and school subjects, based on the difficulty of learning. And the output of young school mostly poor, which in turn need to supplement the family budget. Where educators need to be able to recognize difficulties related to their students, thus increasing motivation for these not evade.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4799
Aparece nas coleções:MD - Ensino de Ciências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_ENSCIE_IV_2014_45.pdf532,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.