Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4871
Título: Investigação sobre o uso do laboratório didático de física por professores do ensino técnico de nível médio integrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba
Autor(es): Goulart, Janayna da Costa
Orientador(es): Pinto, Angela Emilia de Almeida
Palavras-chave: Laboratórios de física - Pesquisa
Professores de ensino técnico - Pesquisa
Física - Estudo e ensino
Physical laboratories - Research
Technical education teachers - Research
Physics - Study and teaching
Data do documento: 15-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Referência: GOULART, Janayna da Costa. Investigação sobre o uso do laboratório didático de física por professores do ensino técnico de nível médio integrado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - campus Curitiba. 2015. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
Resumo: A pesquisa apresentada insere-se no âmbito educacional sobre formação de professores e estratégias de ensino. O objetivo deste trabalho é investigar as dificuldades encontradas por professores do ensino técnico de nível médio integrado na utilização da experimentação como uma estratégia de ensino e, como estas afetam o processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O referencial teórico adotado situou a evolução do ensino de Física no Brasil, bem como os documentos oficiais que norteiam a elaboração do currículo escolar, a evolução dos projetos para o ensino de Física e as concepções de laboratórios didáticos presentes na literatura. A coleta de dados foi realizada através das respostas a um questionário entregue para alunos e professores das disciplinas de Física 1, 2, 3, 4 e 8, do ensino técnico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). As análises desses questionários levaram a constatações deque a inserção das atividades de laboratório, mesmo quando desenvolvidas em um mesmo ambiente, é feito de uma maneira diferente por cada professor. Por isso identificaram-se pensamentos diversificados por parte dos alunos, de diferentes turmas, sobre a importância da utilização de experimentos nas aulas de Física.
Abstract: The research presented is part of the educational scope on teacher’s formation and teaching strategies. The purpose of this study is to investigate the difficulties encountered by the technical education of average level integrated teachers by using the experimentation as a teaching strategy, and how these affect the process of teaching and student learning. The theoretical reference adopted situated the evolution of physics teaching in Brazil, as well as official documents that guide the development of the school curriculum, the development of projects for physics teaching and conceptions of didactic laboratories present in the literature. Data collection was conducted through the answers to a questionnaire given to students and teachers of disciplines Physics 1, 2, 3, 4 and 8 of technical education of UTFPR. The analysis of the questionnaires have led to findings that the inclusion of laboratory activities, even developed in the same environment, it is done in a different way by each teacher. So have been identified diverse thoughts from students of different classes on the importance of using experiments in Physics classes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4871
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_COFIS_2015_1_03.pdf1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.