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Título: Análise funcional do pavimento em pontos críticos de acidentes na rodovia PR- 483 entre Francisco Beltrão e Ampére (PR)
Autor(es): Cozer, Francisco Alberto
Wrublack, Thiago
Orientador(es): Trombetta, Jairo
Palavras-chave: Pavimentos de asfalto
Pavimentos - Defeitos
Análise estrutural (Engenharia)
Pavements, Asphalt
Pavements - Defects
Structural analysis (Engineering)
Data do documento: 15-Jun-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: COZER, Francisco Alberto; WRUBLACK, Thiago. Análise funcional do pavimento em pontos críticos de acidentes na rodovia PR- 483 entre Francisco Beltrão e Ampére (PR). 2015. 91 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2015.
Resumo: As rodovias são vias pavimentadas que promovem o deslocamento de passageiros, cargas e consequentemente o desenvolvimento de uma região. Surge a necessidade de as mesmas apresentarem características aceitáveis de conforto e segurança aos que se deslocam diariamente por essas vias. Diante do notável índice de acidentes nas rodovias locais, optou-se por avaliar o pavimento do trecho entre Francisco Beltrão (PR), e Ampére (PR) na PR-483, com o intuito de analisar a gravidade das patologias, aderência e geometria do mesmo. Os pontos escolhidos para a análise da qualidade foram baseados em levantamentos de ocorrências de acidentes realizadas pela Policia Rodoviária Militar- Posto Pato Branco (PR). A avaliação mostrou que o trecho em estudo apresenta razoável índice de defeitos, que necessitam de algumas intervenções, elevada variação de textura e com raios de curvatura e superelevação dentro dos padrões estabelecidos, sendo assim apesar de certas caracterização no pavimento, o mesmo não apresenta problemas que possam gerar a ocorrência de seus pontos críticos.
Abstract: The highways are paved routes that promote the displacement of passengers, loads, and consequently the development of a region. Occur then that these routes have to present acceptable characteristics of confort and safety to the people who use them daily. Considering the notable accident rates in the local highways, it was decided to evaluate the pavement of the route of Francisco Beltrão (PR) to Ampére (PR) by the PR-483 highway, in order to analyze the severity of the conditions, adherence and geometry of it. The areas chosen for the analysis of quality were based in informations of occurrences done by the Policia Rodoviária Militar (Military highway patrol) of the Pato Branco (PR) station. The evaluation showed that the route under study presents reasonable rate of defects that require some interventions, high variation texture with radius of curvature and superelevation at the established standards, therefore although certain characterization in the pavement, does not present the same problems that may cause the occurrence of critical points.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/4874
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