Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5000
Título: A tecnologia da informação como ferramenta de contribuição à formação do aluno da EJA
Autor(es): Anizelli, Tânia Maria
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Tecnologia da informação
Blogs
Educação de adultos
Information technology
Adult education
Data do documento: 10-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ANIZELLI, Tânia Maria. A tecnologia da informação como ferramenta de contribuição à formação do aluno da EJA. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2014.
Resumo: Buscamos através deste estudo apresentar a partir do aporte teórico de diferentes autores mostrar como as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) estão presentes no dia a dia de todas as pessoas. Dessa forma, a escola não pode se furtar à responsabilidade de inserir o computador como instrumento de aprendizagem do aluno. Nesse contexto, direcionando as pesquisas ao público da EJA, procuramos pontuar importantes considerações a respeito do Letramento, da Informática e da Formação Docente resultando nos pressupostos teóricos direcionados ao Letramento Digital. Essas considerações foram fundamentais para que se observasse que o foco do processo ensino-aprendizagem é o aluno e que os conteúdos a serem trabalhados em sala devem originar-se a partir de suas vivências e experiências, contextualizando, assim, as aulas e valorizando os egressos da escola. Para melhor exemplificarmos como a informática e educação podem caminhar juntas, procuramos apresentar atividades realizadas em sala de aula integrando informática e língua portuguesa.
Abstract: We seek through this study provide theoretical support from different authors show how Information and Communication Technologies (ICTs) are present in the daily lives of all people. Thus, the school can not shirk the responsibility to put the computer as a tool for student learning. In this context, directing research to the public EJA, try scoring important considerations regarding literacy, Informatics and Teacher Training resulting in theoretical assumptions directed to Digital Literacy. These considerations were fundamental to observe that the focus of the teaching-learning process is the student and the contents to be worked in class must originate from their experiences and learning, thus contextualizing lessons and valuing school graduates. To better exemplify how informatics and education try to present activities in the classroom integrating computing and Portuguese.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5000
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EJA_I_2013_16.pdf151,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.