Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/502
Título: Algumas possíveis razões que dificultam a aprendizagem da disciplina de química no ensino médio pelo ponto de vista do aluno no município de Pato Branco - Paraná
Autor(es): Costa, Antonio Marcos Tubiana de
Lando, Tamires
Orientador(es): Santos, Larissa Macedo dos
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Material didático
Chemistry (High School) - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Data do documento: 27-Set-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: COSTA, Antonio Marcos Tubiana de; LANDO, Tamires. Algumas possíveis razões que dificultam a aprendizagem da disciplina de Química no ensino médio no Município de Pato Branco – Paraná. 2012. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Uma das principais razões que gera problemática no ensino da disciplina de Química atualmente é a falta de conexão entre a vida cotidiana do aluno e o conhecimento químico. O aluno tem dificuldade em relacionar o que estuda na escola e o que ocorre na sua alimentação, vestuário, saúde, moradia, transporte, enfim, na sua vida. A Química é uma ciência experimental, mas a metodologia utilizada por muitos professores dificulta o aprendizado, pois muitos destes ainda trabalham de maneira tradicional, através de aulas expositivas, sem incrementar o estudo com aulas experimentais, recursos didáticos e outras alternativas que melhorem o aprendizado ou que podem proporcionar um maior interesse às aulas de química. Nesse contexto, esse projeto visou realizar um levantamento de algumas possíveis razões que dificultam a aprendizagem da disciplina de Química no Ensino Médio através de questionários destinados aos alunos. Os questionários foram aplicados em 12 colégios estaduais do município de Pato Branco no 1º semestre de 2012. Os resultados obtidos mostraram que a maioria dos entrevistados considera importante a realização de atividades experimentais no ensino de Química e uma melhor capacitação do professor da disciplina.
Abstract: One of the main reasons that cause problems in chemistry teaching today it is the lack of connection between the student's everyday life and chemical knowledge. The student has difficulty in relating it to school studies and what occurs in their food, clothing, health, housing, transportation, and finally, in your life. Chemistry is an experimental science, but the methodology used by many teachers hinders learning since many of them still work in the traditional way, through lectures, without increasing the study of experimental classes, teaching resources and other alternatives to improve learning or stimulate the interest on chemistry classes. In this context, this project focused to carry out a survey of some possible reasons that hinder the learning of the discipline of chemistry in high school through questionnaires for the students. The survey was conducted in the first half of 2012 in 12 state schools in the municipality. The results showed that most respondents considered important to perform experimental activities in the teaching of chemistry and a better training of the teachers discipline.
Descrição: O título da capa é: Algumas possíveis razões que dificultam o aprendizado da disciplina de Química no Ensino Médio pelo ponto de vista do aluno no Município de Pato Branco - Paraná.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/502
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PB_COQUI_2012_1_04.pdf687,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.