Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5025
Título: O processo de construções híbridas de um saber químico e seus influentes de fortalecimento em foco
Autor(es): Alves, Maykon Rodrigues
Orientador(es): Pricinotto, Gustavo
Palavras-chave: Senso comum
Análise do discurso
Ciência - Estudo e ensino
Common sense
Discourse analysis
Science - Study and teaching
Data do documento: 2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: ALVES, Maykon Rodrigues. O processo de construções híbridas de um saber químico e seus influentes de fortalecimento em foco. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade observar como ocorre o processo de reatar o nó entre o saber cotidiano e o saber cientifico, ou seja, como é realizado o processo de estranhamento e hibridização entre o senso comum e o conhecimento científico no processo de ensinoaprendizagem de conceitos químicos. Utilizasse do enfoque CTS como plano de fundo, para o desenvolvimento prático das aulas realizadas pelo professor-pesquisador, buscando observar e descrever como ocorre o processo de apropriação de um conhecimento de acordo com o viés apresentado por Mortimer e Bakhtin e na perspectiva francesa da Análise de Discurso. Traz também uma discussão sobre alguns influentes que fazem com que a apropriação de determinado discurso ganhe mais força em detrimento a tantos outros. Não se chega a momento algum afirmar se um aluno aprendeu ou não determinado conteúdo, uma vez que acreditamos não ser o objetivo deste trabalho.
Abstract: The present work has for finality look the process to resume the knot between scientific knowledge and the scientific knowledge, in other words, how is carried out the process of estrangement and hybridization between common sense and scientific knowledge the teaching-learning process chemical concepts. It is used the focus CTS as plan of background, for development practical classes performed the teacher-researcher seeking observe and describe as the process occurs of appropriation a knowledge according with the bias presented by Mortimer and Bakhtin and the French perspective the Discourse Analysis. It also brings a discussion on some influential to make the appropriation of certain discourse gain more strength to the detriment of so many others. Not enough the moment some say if a student learned or not certain content, since believe not be the objective of this work.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5025
Aparece nas coleções:CM - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CM_COLIQ_2014_2_04.pdf2,94 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.