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Título: Revisão sistemática sobre mecanismos de avaliação automática em objetos de aprendizagem sobre programação
Autor(es): Medeiros, João Paulo
Orientador(es): Silva, Marco Aurélio Graciotto
Palavras-chave: Programação (Computadores)
Eficácia no ensino
Aprendizagem por atividades
Computer programming
Effective teaching
Active learning
Data do documento: 6-Jul-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Campo Mourao
Referência: MEDEIROS, João Paulo. Revisão sistemática sobre mecanismos de avaliação automática em objetos de aprendizagem sobre programação. 2015. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2015.
Resumo: Em disciplinas de programação, os alunos devem estar sempre atentos e concentrados nos conceitos, sintaxe de código e na lógica dos algoritmos para que se possa tornar um bom programador. Uma grande quantidade de informações é apresentada aos alunos nas aulas, tornando assim muito importante a aplicação de exercícios práticos para melhorar o aprendizado em programa- ção. Afinal, segundo Piaget, o aprendizado está fortemente ligado à experiência e prática de alguma determinada tarefa. Entretanto, professores das disciplinas de programação tem dificuldade em aplicar exercícios no final de cada tópico, devido ao tempo necessário para a correção e feedback ao aluno. Uma solução para este problema seria a utilização de sistema de avaliação automática. Sistemas de avaliação automática podem trazer benefícios ao aprendizado, pois os alunos podem resolver exercícios, submeter ao programa de avaliação automática e obter um feedback sobre o seu trabalho ao final de cada tarefa. De forma especial, deve-se observar a integração desses mecanismos e o conteúdo das disciplinas, constituindo objetos de aprendizagem sobre programação. O objetivo deste projeto foi realizar um mapeamento sistemático sobre mecanismos de avaliação automática e a aplicação desses em objetos de aprendizagem sobre programação. Para esta revisão sistemática foram coletados 17 trabalhos. Através da leitura destes trabalhos foram identificadas 10 ferramentas que já estão sendo utilizadas por cursos introdutórios de computação. Foi observado o objetivo das ferramentas de avaliação automá- tica bem como suas características. Tais ferramentas possuem a característica de contribuição com o ensino e o desenvolvimento do aluno em disciplinas introdutórias de programação, visando também o ensino de conceitos primários de programação orientada a objetos e de teste de software no início do aprendizado em programação. As ferramentas em geral corrigem e retornam automaticamente texto de correção aos alunos e, em alguns casos, ainda verificam a originalidade dos códigos procurando plágio entre as respostas dos alunos. Pode-se também identificar trabalhos com características de incentivar o aluno a realizar correções colaborativas e até mesmo se auto avaliar em seus trabalhos. Foram verificados resultados positivos com a integração destes mecanismos em objetos de aprendizagem. Tais mecanismos acrescentam na didática das aulas, contribuindo no aprendizado dos alunos de programação.
Abstract: In programming courses, students should be attentive and focused on the concepts, code syntax, and logic of algorithms in order to become good programmers. A great deal of information is presented to students in classroom, thus making very important the application of practical exercises to improve the learning experience in computing. After all, according to Piaget, learning is strongly linked to experience and practice. However, instructors of programming disciplines faces difficulties to apply exercises at the end of each topic due to the time required for correction and feedback to the student. One solution to this problem would be to use automatic assessment tools. Automatic evaluation systems can bring benefits to learning because students can solve exercises, undergo the automatic evaluation program and get feedback on their work at the end of each task. Thus, special attention must be taken on the integration of these mechanisms and content of disciplines, providing proper learning objects about programming. The objective of this project was to conduct a systematic mapping of automatic evaluation mechanisms and the application of them in learning objects about programming. For this systematic review were collected 17 studies. By reading them, we identified 10 tools that are already being used for introductory courses in computing. It was observed the purpose of automated evaluation tools and its features. Such tools contributes to the teaching and development of students in introductory programming courses, also aiming at teaching basic concepts of object-oriented programming and software testing. Most of the tools evaluates and provides automatic grades to students, and in some cases even verify the originality of code is assessed, looking for plagiarism among students’ responses. We could also identify studies that spurs student to perform collaborative corrections and even to self assess their work. Overall, we identified positive results with the integration of these mechanisms in learning objects. Such mechanisms improve the didactic of classes, contributing to the effectiveness of learning of programming.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5037
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