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Título: A mediação do trabalho pedagógico frente à evasão na Educação de Jovens e Adultos
Autor(es): Andrade, Noemia do Nascimento de
Orientador(es): Barbosa, Renata Peres
Palavras-chave: Evasão escolar na educação de adultos
Fracasso escolar
Currículos
Adult education dropouts
School failure
Education - Curricula
Data do documento: 9-Dez-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ANDRADE, Noemia do Nascimento de. A mediação do trabalho pedagógico frente à evasão na Educação de Jovens e Adultos. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.
Resumo: O tema da monografia surgiu das inquietações suscitadas da experiência vivenciada na Educação de Jovens e Adultos (EJA), das angústias partilhadas por professores e coordenadores pedagógicos que trabalham com esta modalidade de ensino, frente o alto índice de evasão escolar. A pesquisa teve como objetivo identificar como tem sido realizada a mediação do trabalho pedagógico frente à evasão escolar na Educação de Jovens e Adultos - fase I, com base teórica fundamentada em quatro momentos: breve histórico da EJA no Brasil; estudo sobre o fracasso escolar, um desafio ainda atual; análise da concepção bancária da educação, exercício de sua superação; e, reflexão de algumas concepções acerca do currículo escolar, intentando pensar seus limites e possibilidades, em especial, na EJA. Na execução deste trabalho investigativo, optando por realizar uma pesquisa de campo, foram utilizados os métodos qualitativo e quantitativo, que se caracterizou pelo contato direto no espaço de trabalho dos sujeitos envolvidos, para levantamento de dados dos problemas evidenciados, por meio de questionário e entrevista semiestruturados, com questões subjetivas e objetivas, posteriormente analisados em tabelas e gráficos. Os dados da pesquisa foram coletados e cedidos pela coordenação da EJA, com base no rendimento escolar dos alunos da EJA - fase I, de um município da região Norte do Paraná, relativos ao período de 2007 até o ano de 2012. No decorrer do trabalho, observou-se a frequente ocorrência de um problema básico na EJA - fase I: espaço físico inadequado, haja vista que os ambientes das escolas municipais foram planejados e construídos para atender um público infantil e adolescente, daí, o enfrentamento de falta de espaços adequados para o público jovem, adulto e idoso. Dos demais problemas enfrentados, pode-se mencionar: carteiras e cadeiras inadequadas, material didático não específico, falta de um coordenador pedagógico de EJA para cada escola que atende esse público, e, a situação, talvez tida como mais citada durante a pesquisa, a falta de formação específica para os professores de EJA, que pode ser considerada um dos maiores problemas enfrentado pela coordenação pedagógica. A formação dos professores possibilita um maior conhecimento na modalidade de ensino e, consequentemente, melhor qualidade na realização do trabalho desenvolvido em sala de aula, no atendimento a um público tão diverso, que são os alunos de EJA - fase I, e, quem sabe, uma contribuição na diminuição do fracasso escolar desses alunos.
Abstract: The theme of the monograph emerged from the lived experience of the concerns raised in the Education of Youth and Adults (EJA), the anxieties shared by teachers and coordinators who work with this type of education, compared to the high dropout rate. The research aimed to identify how the mediation of pedagogical work opposite truancy in Youth and Adult Education have been held - Phase I, theoretical basis based on four stages: brief history of EJA in Brazil; study of school failure, even current challenge; analysis of the banking concept of education, exercise of its overcoming, and reflection of some conceptions of curriculum, intending think its limits and possibilities, especially in the EJA. In implementing this investigative work, opting to conduct a field survey, the qualitative and quantitative methods, which are characterized by direct contact in the workspace of the subjects involved, data survey the problems highlighted by means of questionnaires and interviews were used semistructured, with subjective and objective questions later analyzed in tables and graphs. The survey data were collected and transferred for coordinating the EJA, based on student achievement of AYE - Phase I, a municipality in northern Paraná, for the period 2007 to the year 2012. During the study, we observed the frequent occurrence of a basic problem in the EJA - Phase I: inadequate physical space, given that the environments of municipal schools were planned and built to suit a child and teenager, then public, coping with lack of suitable space for the young , adult and elderly public. Of other problems faced, we can mention: portfolios and inadequate chairs, no specific teaching materials, lack of a pedagogical coordinator EJA for each school serving that audience, and the situation, perhaps seen as most cited during the survey, lack of specific training for teachers of adult education, which can be considered one of the biggest problems faced by the teaching coordination. Teacher training enables greater knowledge in the form of education and hence better quality in performing the work in the classroom, providing care to a diverse audience, who are students EJA - Phase I, and perhaps a contribution in reducing school failure of these students.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5120
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