Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5150
Título: Uso da WebQuest em sala de recursos multifuncional: apoio a alunos com deficiência intelectual
Autor(es): Biral, Fabiana Lazarin
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Ferramentas de busca na Web
Internet na educação
Estudantes deficientes
Inclusão escolar
Web search engines
Internet in education
Students with disabilities
Mainstreaming in education
Data do documento: 6-Ago-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: BIRAL, Fabiana Lazarin. Uso da WebQuest em sala de recursos multifuncional: apoio a alunos com deficiência intelectual. 2015. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), o sistema educacional tem refletido sobre como se apropriar dos recursos digitais para colaborar com o processo de ensino e aprendizagem. Uma ferramenta que pode auxiliar nessa ação é a WebQuest, caracterizada por uma pesquisa orientada na qual se utiliza a Internet para construir conhecimentos. Sendo assim, a presente proposta busca utilizar a ferramenta WebQuest (WQ) para trabalhar conteúdos da disciplina de Geografia com 3 estudantes de uma Sala de Recursos Multifuncional (SRM) da rede pública do município de Londrina, situado no norte do Paraná; verificar se a WQ é adequada aos alunos da sala de recursos multifuncional e conhecer a opinião dos professores sobre o uso desta atividade com alunos com deficiência intelectual. Para isso, foram utilizados os tipos de pesquisa analítica, de revisão bibliográfica, de campo e, também, a pesquisa-ação. Pelo fato de ser uma proposta desafiadora e interativa, os resultados mostraram avanços na aprendizagem escolar do aluno, além de ser mais adequada para as condições nas quais ele se encontra. Outra resposta positiva partiu dos professores com relação à metodologia, uma vez que se interessaram e viram nela uma oportunidade de aproximação com os indivíduos. É notório que para os educandos foi um projeto que expôs sua capacidade de compreensão e acabou por elevar sua autoestima, favorecendo a autonomia deles como pessoa.
Abstract: With the advancement of Information and Communication Technologies (TIC), the educational system has reflected on how to take ownership of digital resources to assist with the process of teaching and learning. A tool that can assist in this action is the WebQuest, characterized by a targeted search in which you use the Internet to build knowledge. Therefore, this proposal seeks to use the tool WebQuest (WQ) to work Geography course contents with 3 students of a Multifunctional Resource Room (SRM) from public schools in the city of Londrina, located in northern Paraná; verify that the WQ is suitable for students of multifunctional resource room and know the opinion of teachers on the use of this activity with students with intellectual disabilities. For this, the types of analytical research were used, a literature review, field and also action research. Because it is a challenging and interactive proposal, the results showed improvements in school student learning as well as being better suited to the conditions in which he finds himself. Another positive response came from the teachers regarding methodology, since interested and saw it as an opportunity to approach with individuals. It is clear that for the students was a project that exposed their understanding of capacity and eventually raise their self-esteem favoring autonomy of them as a person.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5150
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_I_2015_05.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.