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Título: Educação de Jovens e Adultos: importância dessa modalidade de ensino no sistema prisional
Autor(es): Cabral, Rosângela Martins
Orientador(es): Rocha, Zenaide de Fátima Dante Correia
Palavras-chave: Educação de adultos
Prisioneiros - Educação
Adult education
Prisoners - Education
Data do documento: 21-Out-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: CABRAL, Rosângela Martins. Educação de Jovens e Adultos: importância dessa modalidade no sistema prisional. 2013. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.
Resumo: Este trabalho consiste na investigação da importância que a Educação de Jovens e Adultos apresenta dentro do sistema penal brasileiro. O trabalho relata as possibilidades que a educação apresenta aos sujeitos que se encontram privados de liberdade uma vez que muitos desses foram excluídos socialmente e culturalmente por não terem acesso ao sistema educacional. De abordagem qualitativa, esta pesquisa configura-se numa perspectiva interpretativa. Os sujeitos participantes são 36 presos que cumprem pena em sistema fechado dentro de uma penitenciária situada na região norte do Paraná e no local frequentam as aulas diariamente. O processo de investigação ocorreu durante o período de aulas, com intuito de compreender como os alunos se percebem no contexto da escola e qual a visão diante da oportunidade de voltar a estudar. Com base no referencial teórico de Paulo Freire, voltado para as demandas populares e para a educação de jovens e adultos, que a partir de uma metodologia popular, libertadora e emancipadora, que visa à educação como prática de liberdade e mediante a análise de relatos dos encarcerados e os resultados alcançados, fica evidente que oportunizar a escola dentro do sistema penal é fazer desse espaço um caminho para transformação, possibilitando sair da condição que se encontram melhorar de vida e traçar novos caminhos quando estiverem em liberdade. Nesse contexto a educação é percebida como direito de todos independente de estar ou não em privação de liberdade. Em suma, a escola no sistema prisional precisa contemplar uma educação para a libertação individual e social do homem.
Abstract: This work of research consists on the investigation of the importance that the Education of Youth and Adults presents inside of the Brazilian the imprisionment system. The work reports the possibilities that the education presents to the subject s who are deprived of freedom once many of them were excluded socially and culturally because they did not have access to the educational system. This research, of a qualitative approach, configures itself on an interpretative perspective. The participant subjects are 36 prisoners who are accomplishing penalty on a closed system inside a presidium situated on the north of Paraná and there they go daily to class. The process of investigation happened during the period of classes aiming to understand how the students perceive themselves on the school context and what is their view facing the chance of returning to the studies. Based on the theoretical referential of Paulo Freire, turned to the popular demands and to the education of youth and adults that from a popular methodology, that frees and emancipates, aiming the education as practice of freedom, and considering the analysis of the reports of the prisoners and the achieved results, it becomes evident that to offer schooling inside the penal system it is to make of this space a way of transformation, allowing the subjects who are there to come out of their condition, to improve their lives and to draw new ways when they will be free. On this context education is perceived as a right to all, independently of being or not without freedom. Summarizing, the school in the prison´s system needs to offer an education to man´s individual and social liberation.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5186
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