Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5187
Título: Gêneros digitais em livros didáticos de espanhol para ensino médio
Autor(es): Gutierrez, Alessandra Pires
Orientador(es): Storto, Letícia Jovelina
Palavras-chave: Língua espanhola - Estudo e ensino
Livros didáticos
Recursos eletrônicos de informação
Spanish language - Study and teaching
Textbooks
Electronic information resources
Data do documento: 6-Ago-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: GUTIERREZ, Alessandra Pires. Gêneros digitais em livros didáticos de espanhol para ensino médio. 2015. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2015.
Resumo: Este estudo analisa duas coleções de livros didáticos de língua espanhola voltados para o Ensino Médio indicados pelo PNLD 2014 (Programa Nacional do Livro Didático). O objetivo é identificar se esses livros abordam os gêneros digitais e, se sim, de que maneira são trabalhados. Para embasar a investigação foram utilizados vários teóricos que discutem os conceitos de gêneros textuais/digitais ou de letramento digital, entre eles Mikhail Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi, Antônio Carlos dos Santos Xavier e outros. Após a elaboração da fundamentação teórica, são feitas análises quantitativas e qualitativas nas coleções escolhidas. A quantitativa consiste em observar a incidência dos gêneros nos livros das coleções e as qualitativas buscam evidenciar as principais características dos gêneros digitais encontrados, na coleção Enlaces, a partir de vários estudiosos dos gêneros discursivos e comparar com a maneira que são propostos nos livros. Ficou claro que a abordagem dos gêneros digitais ainda é recente e muitos livros não os mencionam e quando abordam é de maneira descontextualizada. Porém, observou-se um avanço em relação ao trabalho com os chamados gêneros tradicionais, pois todos os volumes buscam discuti-los quanto à composição, temática, estilo e ambiente de circulação.
Abstract: Este estudio analiza dos colecciones de libros didácticos en español dirigidos a la escuela secundaria, designados por PNLD 2014 (El Programa Nacional de Libros de Texto). El objetivo es identificar si estos libros abordan los géneros digitales y cómo los trabajan. Para apoyar la investigación se utilizó varios teóricos que discuten los conceptos de texto / digitales y alfabetización digital de los géneros, entre ellos Mikhail Bahthin, Luiz Antonio Marcuschi, Antonio Carlos dos Santos Xavier y después de la elaboración de la base teórica se realizan análisis cuantitativo y cualitativo de las colecciones elegido. Cuantitativa consiste en observar la incidencia de los géneros en los libros de las colecciones y cualitativa buscan evidencia las principales características de los géneros digitales encontrado en la colección Enlaces, con base en varios estudiosos de géneros y la compara con la forma en que se proponen en los libros. Sin embargo, estaba claro que el enfoque de géneros digitales es todavía nuevo y muchos libros no los mencionan cuando y abordarlos es de forma descontextualizada, pero hubo una mejoría en el trabajo con los llamados géneros tradicionales, para todos los volúmenes tratan de hablar de ellos en el composición, tema, estilo y ambiente de circulación.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5187
Aparece nas coleções:LD - Ensino e Tecnologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_ENT_I_2015_02.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.