Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5209
Título: Análise dos hábitos de leitura na Educação de Jovens e Adultos: desafio de um sistema de ensino
Autor(es): Almeida, Evelyn de Souza Mayer de
Orientador(es): Dutra, Alessandra
Palavras-chave: Interesses na leitura
Educação de adultos
Reading interests
Adult education
Data do documento: 24-Mar-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ALMEIDA, Evelyn de Souza Mayer. Análise dos hábitos de leitura na Educação de Jovens e Adultos: desafio de um sistema de ensino. 2013. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.
Resumo: O objetivo desta pesquisa é avaliar se os alunos do Ensino Fundamental II de um sistema de ensino da cidade de Londrina possuem hábitos de leitura. Para isso, foi utilizada a metodologia descritiva bibliográfica e de campo. Os participantes da pesquisa foram 17 alunos da Educação de Jovens e Adultos de um determinado sistema de ensino londrinense, os quais responderam a um instrumento de coleta de dados, composto por quatro questões de múltipla escolha, que versou sobre atividades cotidianas de hábitos de leitura.Os resultados mostraram que os informantes possuem hábitos de leitura diários. Não são apenas alfabetizados, ou seja, não reconhecem apenas a letra, mas a interpreta, são letrados e usam do hábito de leitura no seu dia a dia.
Abstract: This research aims to assess whether the students in “Ensino Fundamental II” classes (equivalent: Middle School) of a school system in Londrina are proficient readers. In order to achieve this, descriptive literature and field methodology were used. The participants were 17 students of a given Young Adults and Adult Education system in Londrina, which answered to questionnaires consisting of four multiple-choice questions about everyday reading habits. The results showed that the participants are literate and have daily reading habits, that is to say, not only do they recognize the words, but are able to comprehend them; they are literate and have daily reading habits.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5209
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EJA_I_2013_07.pdf153,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.