Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5236
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRodriguez, Eglaucimara Oliveira-
dc.date.accessioned2016-09-26T17:59:20Z-
dc.date.available2016-09-26T17:59:20Z-
dc.date.issued2014-02-10-
dc.identifier.citationRODRIGUEZ, Eglaucimara Oliveira. A inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos: um desafio para educadores da atualidade. 57 f. Trabalho de Coclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5236-
dc.description.abstractThis study investigates the perceptions of teachers about the assistance provided to students with special educational needs at a state educational institution in Londrina that exclusively offers the modality of Youth and Adult Education - EJA. The study also aims to analyze the profile of the faculty, to establish relationship between training and teacher’s pedagogical practice, identifying the difficulties and challenges of education professionals, listing the main sources of advice and / or support highlighted by educators to support professional performance and, finally, verify the understanding of teachers' planning and assessment. For this, we applied an instrument to collect data on 24 participants whose questions were about school inclusion in EJA. The type of research used was descriptive bibliographic and field with quantitative and qualitative analysis. The results showed that most teachers did not receive specific training to meet pupils with special educational needs. These professionals reported that they are dissatisfied with the developed work, highlighting the lack of training and capaciting programs as the main caus. According to these educators, inclusion should fully happen as provided by law. Data also showed that, in seeking help and support for professional practice, teachers usually rely on colleagues with specific training and the school teaching staff. Several points highlighted as barriers for effective school inclusion are related to questions present in any heterogeneous class and not specifically with students with special educational needs. Thus, it is believed that the inclusion in the school environment can be a reality and that the teacher is a key element in the consolidation of this process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.titleA inclusão da pessoa com necessidades educacionais especiais na Educação de Jovens e Adultos: um desafio para educadores da atualidadept_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho procura investigar as percepções de professores sobre o atendimento a alunos com necessidades educacionais especiais em uma instituição estadual de ensino de Londrina que oferta exclusivamente a modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA. O estudo propõe, também, analisar o perfil dos docentes; estabelecer relação entre a formação e a prática pedagógica dos professores; identificar as dificuldades e os desafios dos profissionais da educação; elencar as principais fontes de consulta e/ou de respaldo, destacadas pelos educadores, para embasar a atuação profissional e, por fim, verificar o entendimento dos professores acerca do planejamento e da avaliação. Para isso, foi aplicado um instrumento de coleta de dados a 24 participantes, cujos questionamentos versaram sobre a inclusão escolar na EJA. O tipo de pesquisa utilizada foi a descritiva bibliográfica e de campo, com análise quantitativa e qualitativa. Os resultados demonstraram que a maior parte dos professores não recebeu formação específica para atender a alunos com necessidades educacionais especiais. Esses profissionais relataram que se encontram insatisfeitos com o trabalho desenvolvido, destacando como principal causa a falta de formação e de capacitação. Na visão desses educadores, a inclusão precisa acontecer de forma plena e conforme o previsto em lei. Os dados mostraram ainda que, na busca por auxílio e respaldo para a prática profissional, os professores normalmente recorrem aos colegas com formação específica presentes na escola e à equipe pedagógica. Vários pontos destacados como entraves para a efetivação da inclusão escolar dizem respeito às questões presentes em qualquer turma heterogênea e não especificamente a alunos com necessidades educacionais especiais. Assim, acredita-se que a inclusão no ambiente escolar seja realidade possível e que o professor é elemento fundamental na consolidação desse processo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Dutra, Alessandra-
dc.contributor.referee1Dutra, Alessandra-
dc.contributor.referee2Barbeta, Claudia de Faria-
dc.contributor.referee3Storto, Letícia Jovelina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:LD - Educação Profissional Integrada a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_EJA_I_2013_06.pdf708,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.