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Título: Uso de um website para a aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio
Autor(es): Galvan, Diego
Hoffmann, Diego da Silva
Orientador(es): Ferreira, Edilson da Silva
Palavras-chave: Química (Ensino médio) - Estudo e ensino
Ensino - Meios auxiliares
Química orgânica - Estudo e ensino
Internet na educação
Chemistry (High School) - Study and teaching
Teaching - Aids and devices
Chemistry, Organic - Study and teaching
Internet in education
Data do documento: 25-Mai-2012
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Referência: GALVAN, Diego; HOFFMANN, Diego da Silva. Uso de um website para a aprendizagem da Química Orgânica no Ensino Médio. 2012. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2012.
Resumo: Com a globalização e a informatização, uma das propostas pedagógicas para melhorar o processo de ensino-aprendizagem é a utilização de metodologias alternativas, que auxiliam na melhor assimilação do conteúdo proposto pelo educador ao educando. A utilização de metodologias alternativas não vem substituir o ensino tradicional, mas sim, preencher os espaços vazios que o método tradicional acaba deixando. Este trabalho teve como objetivo à utilização de um website para o ensino de química orgânica no ensino médio, que foi aplicado aos alunos do terceiro ano em Pato Branco - PR. A cada dois alunos foi utilizado um computador com acesso a internet ao invés de utilizar um livro, para acompanhar o conteúdo. A metodologia empregada tinha como objetivo a inclusão de uma fonte alternativa de ensino para apoiar alunos e professores, além de tornar as aulas mais dinâmicas e instigar nos alunos o interesse pela matéria de química. Os resultados das médias dos trabalhos foram satisfatórios, comprovado através do teste T que não há variação significativa entre as médias. As médias obtidas foram de 7,0 e 7,2, sendo que a nota máxima atribuída ao trabalho fosse 10,0. Embora estes resultados tenham apresentado um valor acima da média estabelecida pela escola que é de 6,0. Entretanto os métodos de aplicação dos trabalhos em cada turma foram distintos, sendo um individual e outro em grupo, porém os trabalhos aplicados eram os mesmos nas duas turmas.
Abstract: With the globalization and the informatization, one pedagogic proposal to improve the teaching process is the use of alternatives methodologies, which helps in a better assimilation of the proposed subject by the teacher to the student. The use of alternatives methodologies don’t come to replace the traditional teaching, but to fill the empty spaces that the traditional methodology occasionally leaves. This study had as objective the use of a website for organic chemistry teaching, which was applied to high school students in the third year in Pato Branco – PR. Each two students was used one computer with internet access, instead of using a book, to follow the contents. The methodology used had as objective the inclusion of a teaching alternative font to support students and teachers, besides become the class more dynamics and instigate in the students the interests by the chemistry class. The average results of the works were satisfactory, verified through the T test that there isn’t variation meaningful between the averages. The grade average of the works were 7,0 and 7,2, being the highest grade attributed to the work 10,0. Although these results has showed a value above the average established by the school. However the application methods of the works in each class were distinct, being one individual and other in group, but the applied works were the same in the two classes.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/528
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