Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5321
Título: Acessibilidade no âmbito do ensino a distância: uma análise da plataforma Moodle de ensino nos cursos do ensino superior
Autor(es): Bochnia, Bruna Amanda
Orientador(es): Cusin, Cesar Augusto
Palavras-chave: Ensino à distância
Software livre
Internet na educação
Acessibilidade
Equipamentos de autoajuda para deficientes
Distance education
Free computer software
Internet in education
Accessibility
Self-help devices for people with disabilities
Data do documento: 23-Fev-2013
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: BOCHNIA, Bruna Amanda. Acessibilidade no âmbito do ensino a distância: uma análise da plataforma Moodle de ensino nos cursos do ensino superior. 2013.75 f. Trabalho de Conclusão de Curso ( Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.
Resumo: Com o crescimento por cursos de ensino superior e uma sociedade que vem mencionando aos poucos, assuntos como inclusão social e inclusão digital, o ensino a distância e os ambientes virtuais de aprendizagem vem criando expectativas e abrindo portas para muitas pessoas com necessidades especiais. O ambiente virtual de aprendizagem Moodle vem sendo empregado em várias instituições de ensino superior, o que estimula a pesquisa e avaliação de sua capacidade e comportamento para atender esta modalidade de ensino. Também é necessário avaliar sua acessibilidade e interatividade. Para torna-o uma plataforma facilitadora na aprendizagem de usuários com necessidades especiais. Neste aspecto o presente trabalho buscou obter um posicionamento da acessibilidade dentro da plataforma Moodle, em sua utilização por usuários que apresentassem alguma necessidade especial liga a visão.
Abstract: With the growth of higher education courses, and a society that has gradually citing issues such as social inclusion and digital inclusion, the distance learning and virtual learning environments is creating expectations and opening doors for many people with special needs. The virtual learning environment Moodle has been employed in various institutions of higher education, which fosters research and evaluation of behavior and their ability to meet this type of education along the need for accessibility and interactivity. Being a facilitator in the learning platform users with special needs. In this respect the present study sought to gain a position of accessibility within the Moodle platform in use by users to submit any special needs league vision.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5321
Aparece nas coleções:LD - Desenvolvimento Web

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_WEB_I_2013_02.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.