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Título: As especificidades do currículo na EJA prisional: reflexão sobre as propostas vigentes
Autor(es): Casonato, Valdeliz Gomes
Orientador(es): Barbosa, Renata Peres
Palavras-chave: Currículos
Educação de adultos
Prisioneiros - Educação
Education - Curricula
Adult education
Prisoners - Education
Data do documento: 7-Fev-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: CASONATO, Valdeliz Gomes. As especificidades do currículo na EJA prisional: reflexão sobre as propostas vigentes. 2013. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2013.
Resumo: Na Educação de Jovens e Adultos que acontece nos CEEBJAS no interior das prisões, há uma real e premente necessidade de reconstrução das propostas curriculares, devendo as mesmas ser especificamente elaboradas para o público ali atendido como aluno. Não há como se pautar, somente, na organização curricular formal, tradicional e regular, ainda que voltados para a EJA, dentro das Unidades Penais. O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre as propostas curriculares ofertadas na EJA prisional no Estado do Paraná, a partir de uma pesquisa bibliográfica documental. Para tanto, no primeiro momento, nos propomos conceituar o currículo escolar e suas implicações, realçando o currículo como balizador das práticas educativas. Em seguida, mapeamos as propostas curriculares ofertados na EJA prisional no Estado do Paraná, no exame de textos e documentos oficiais que definem e regulamentam a oferta da EJA dentro das unidades prisionais do Paraná, com o intuito de problematizar seus limites e potencialidades e ensaiar alternativas para que ocorram mudanças, a partir das propostas curriculares, tornando a educação prisional algo significativo, atuante e libertador.
Abstract: In Youth and Adult Education in CEEBJAS what happens inside the prison, there is a real and urgent need for reconstruction of curriculum proposals, and that these should be specifically designed for the public attended there as a student. There is no way to be based only on formal, traditional and regular curricular organization, albeit facing the EJA, within the Penal Units. This paper aims to reflect on curriculum proposals offered in prison EJA in Paraná, from a documentary literature. For this, at first, we propose to conceptualize the curriculum and its implications, highlighting the curriculum as base of educational practice. Then mapped the curriculum proposals offered in prison EJA in the State of Paraná, in the examination of texts and official documents that define and regulate the provision of adult education within prisons of Paraná, in order to discuss its limits and capabilities and test alternative changes to occur, from the curricular proposals, making the prison education something meaningful, active and liberating.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5371
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