Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5373
Título: Prospecção do potencial de demanda por profissionais com formação em Tecnologia em Alimentos: uma análise da região metropolitana de Londrina-PR
Autor(es): Arrigoni, Annamaria
Seixas, Talita Sborchia de
Orientador(es): Rambalducci, Marcos Jeronimo Goroski
Palavras-chave: Tecnólogos
Mercado de trabalho
Tecnologia de alimentos
Technologists
Labor market
Food - Technology
Data do documento: 14-Jul-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Londrina
Referência: ARRIGONI, Annamaria; SEIXAS,Talita Sborchia de. Prospecção do potencial de demanda por profissionais com formação em Tecnologia em Alimentos: uma análise da região metropolitana de Londrina-Pr. 2014. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2014.
Resumo: O crescimento das indústrias na região metropolitana de Londrina fez com que surgisse a necessidade da criação do curso de tecnologia em alimentos, com o intuito de suprir a necessidade industrial e de serviços. O objetivo da pesquisa foi prospectara demanda por tecnólogos em alimentos na Região Metropolitana de Londrina. Foram aplicados questionários em hospitais, hotéis, indústrias e restaurantes. A pesquisa foi descritiva, não probabilística com aplicação de média e moda para a quantificação de tecnólogos por estabelecimento e quantas vezes se repetia o mesmo número durante a pesquisa. Segundo os dados obtidos a cidade de Londrina é a que mais demanda por esses profissionais no ramo industrial seguido de restaurante. A pesquisa permite concluir pela existência de uma demanda potencial significativa para profissionais com formação em tecnologia em alimentos.No momento em que as empresas eram informadas sobre o campo de atuação do tecnólogo em alimentos, apresentaram um maior interesse em contratações futuras. Parte dos entrevistados associa a contratação de um novo profissional da área com a expansão dos negócios.
Abstract: The industries growth in Londrina’s metropolitan region has made the need of the food technology course creation a rose, in order to furnish the industrial and service’s needs. The objective of their search was to obtain the demand for food technologists in Londrina’s Metropolitan Region. Questionnaires were placed in hospitals, hotels, industries and restaurants. The research was descriptive, not probabilistic with the average and mode application for the quantification of technicians by establishment and how many times the same number during these arches was repeated. According to the data obtained the city of Londrina is the most who demand for these professionals into the industry, followed by restaurant. The research allows concluding the existence of a significant potential demand for professionals with training in food technology. At the moment the companies were informed about the technician food acting field, the companies had a greater interest in future hiring. Part of the interviewed associates the hiring of a new Professional from there a with business expansion.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5373
Aparece nas coleções:LD - Tecnologia em Alimentos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LD_COALM_2014_1_02.pdf318,17 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.