Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5380
Título: Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização
Autor(es): Silva, Irene dos Santos Oliveira da
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Crianças - Livros e leitura
Interpretação de imagens
Aquisição de linguagem
Children - Books and reading
Picture interpretation
Language acquisition
Data do documento: 18-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SILVA, Irene dos Santos Oliveira da. Imagens como estratégias motivadoras da leitura na alfabetização. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a alfabetização tendo como motivador a leitura de imagens, partindo do princípio de que a alfabetização deve ocorrer junto com o letramento onde a leitura de imagens desde a Educação Infantil é um trabalho que precisa ser realizado. Sabemos que nem todos os livros disponíveis hoje nas bibliotecas escolares são de excelente qualidade para o trabalho voltado a antecipação de sentidos e de leitura. Assim, a linguagem imagética deve ser trabalhada por meio de atividades planejadas e preparadas com objetivos estabelecidos em um planejamento que valorize os livros disponíveis no ambiente escolar. Saber utilizar as imagens como linguagem de expressão do texto determina a denominação desse gênero textual. Colocar as crianças por meio de atividades em confronto com a leitura e escrita mesmo não estando alfabetizado por meio das imagens, dessa forma, o preparo do professor para a mediação desse trabalho pedagógico é imprescindível para o desenvolvimento dessa competência.
Abstract: This work was themed literacy as having motivating reading images, assuming that literacy should occur along with literacy where the reading of images from kindergarten is a job that needs to be done. We know that not all books are available in school libraries today are excellent quality for the job facing the anticipation of meaning and reading. Thus, the imagery language must be worked through planned and prepared with goals set in a plan that values the books available in the school activities. Know how to use the images as a language of expression of the text determines the name of that genre. Put children through activities in confrontation with reading and writing even though not literate through images, thus the preparation of teachers for the pedagogical work of mediation is essential for the development of this competence.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5380
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_57.pdf526,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.