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Título: Alfabetização no ensino fundamental de nove anos: um olhar para os métodos utilizados
Autor(es): Tavares, Elisane Mann Broda
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Alfabetização
Educação
Aprendizagem
Literacy
Education
Learning
Data do documento: 4-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: TAVARES, Elisane Mann Broda. Alfabetização no Ensino Fundamental de nove anos: um olhar para os métodos utilizados. 2014. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado da pesquisa realizada em nível de pósgraduação sobre a questão da alfabetização na transição do Ensino Fundamental de oito para nove anos. Tendo como objetivo fazer uma pesquisa exploratória de base qualitativa, revisando os artigos científicos sobre as representações das professoras na alfabetização e na implantação do Ensino Fundamental de nove anos, acompanhada de entrevistas semiestruturadas tendo por finalidade descrever quais os métodos prescritos às professoras para alfabetizar, quais as dificuldades que essas professoras estão encontrando com a implantação do ensino de nove anos e quais são os desafios que as mesmas enfrentam, demostrando como elas estão lidando com seus dilemas e desafios. Para tanto utilizou-se como aporte teórico os estudos de Brotto (2008), Demenech (2009), Mortatti (1994 – 2011), Soares (1999 - 2004), Paula (2011) e outros autores aqui não mencionados que também tratam sobre esta temática. Os dados iniciais evidenciam a preocupação das professoras que mesmo tendo acesso a um movimento de formação através dos grupos de estudo acompanhado pela secretaria de município de Foz do Iguaçu, ainda possuem dificuldades para efetivar um trabalho pedagógico que não desconsidere a infância como espaço de brincar e de desenvolver em contraposição ao ensino formal.
Abstract: This paper presents the results of research conducted at the undergraduate level on the issue of literacy in the transition from elementary school for eight to nine years, aiming to make an exploratory qualitative basis, reviewing scientific articles about representations of teachers in literacy and implementation of the nine-year elementary school, along with semi-structured interviews with the purpose prescribed describe what the teachers to teach literacy methods, what difficulties these teachers are finding with the implementation of education of nine years and what are the challenges that the same face, showing how they are dealing with their dilemmas and challenges. For that I use as the theoretical studies Brotto (2008), Demenech (2009), Mortatti (1994-2011), Smith (1999 -2004), Paula (2011) and others have not mentioned here that also deal on this subject. Initial data show the concern of teachers that even having access to a movement training through study groups accompanied by the secretariat of the city of Foz do Iguaçu, still have difficulties to carry out educational work that does not disregard childhood as a space for play and to develop as opposed to formal education.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5383
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