Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5405
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Ilda Domingues dos-
dc.date.accessioned2016-10-06T17:18:25Z-
dc.date.available2016-10-06T17:18:25Z-
dc.date.issued2014-11-01-
dc.identifier.citationSANTOS, Ilda Domingues dos. Hiperatividade na educação infantil. 2014. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5405-
dc.description.abstractThis research aimed to find out how to get a diagnosis, what treatment and how the school can help students with hyperactivity. To achieve this goal, initially held a number of authors review the literature in order to understand the hyperactivity and its consequences, showing that it prevents and hinders student learning. After this step was performed one to field research to assess whether the teachers of early childhood education use or not differentiated from traditional methodologies to assist their work. In addition, understanding how these educators work with children diagnosed with Attention Deficit Disorder and Hyperactivity Disorder to help develop their skills and consequent learning and still understand what these professionals seek information to include them in the educational process. For this purpose, a questionnaire consisting of open and closed questions in order to obtain data that would contribute in the preparation of this work. It was noticed through this research that hyperactivity has been a major behavioral problems faced by the family and the school today, as well as school inclusion. The inclusion highlighted here, not just people with disabilities, but also children with learning and behavioral disorders, such as students with ADHD, also emphasizing that children with this disorder suffer serious negative impacts and one of them is the impairment of learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.subjectCrianças hiperativaspt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectHyperactive childrenpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectInclusive educationpt_BR
dc.titleHiperatividade na educação infantilpt_BR
dc.typespecializationThesispt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como objetivo descobrir como se chega a um diagnóstico, qual o tratamento e como a escola pode auxiliar o aluno com hiperatividade. Para concretizar este objetivo, inicialmente realizou-se uma revisão de bibliografia de diversos autores a fim de compreender a hiperatividade e suas consequências, mostrando que a mesma impede e dificulta a aprendizagem do aluno. Após essa etapa foi realizado uma pesquisa de campo a fim de verificar se os professores da educação infantil utilizam ou não metodologias diferenciadas das tradicionais que auxiliem o seu trabalho. Além disso, compreender como esses educadores trabalham com crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade para ajudar a desenvolver suas habilidades e consequente aprendizado e ainda entender quais informações esses profissionais buscam para inclui-las no processo educacional. Para tanto, utilizou-se um questionário constituído por questões abertas e fechadas com a finalidade de obter dados que contribuíssem na elaboração deste trabalho. Percebeu-se por meio destas pesquisas que a hiperatividade tem sido um dos maiores problemas comportamentais enfrentados pela família e pela escola na atualidade, assim, como a inclusão escolar. A inclusão salientada aqui, não se trata apenas de pessoas com deficiência, mas também, crianças com distúrbios de aprendizagem e comportamental, como é o caso dos alunos com TDAH, ressaltando ainda que as crianças com esse transtorno sofrem sérios impactos negativos e um deles é o comprometimento da aprendizagem.pt_BR
dc.degree.localMedianeirapt_BR
dc.publisher.localMedianeirapt_BR
dc.contributor.advisor1Lopes, Silvana Mendonça-
dc.contributor.referee1Lopes, Silvana Mendonça-
dc.contributor.referee2Lima, Ivone Teresinha Carletto-
dc.contributor.referee3Obana, João Enzio Gomes-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEducação: Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_56.pdf455,73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.