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Título: O processo de inclusão do aluno surdo no contexto da educação regular
Autor(es): Guido, Maria Nilce Cavalcante
Orientador(es): Valentin, Silvana Mendonça Lopes
Palavras-chave: Lingua brasileira de sinais
Integração social
Educação inclusiva
Social integration
Inclusive education
Data do documento: 10-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: GUIDO, Maria Nilce Cavalcante. O processo de inclusão do aluno surdo no contexto da educação regular. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) –Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A presente pesquisa teve como temática O processo de inclusão do Aluno Surdo no Contexto da Educação regular como intuito de verificar como acontece o processo de inclusão desses alunos nas instituições escolares de ensino regular. Tal processo passa necessariamente pelo conhecimento da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a qual vem abrindo caminhos para que as pessoas surdas sejam respeitadas e se integrem ao meio em que vivem e principalmente na escola. Há uma necessidade de ampliar e aprofundar a discussão a respeito de inclusão e permanência alunos dos surdos no ambiente escolar, pois embora garantidos por lei, ainda passam por problemas , possivelmente pela dificuldade de à grande maioria das escolas os professores não conhecerem a linguagem em LIBRAS.O objetivo deste trabalho é, então, investigar como a política de educação inclusiva e o seu processo de implementação têm sido percebidos e colocados em prática por professores, escola e comunidade escolar.
Abstract: The present research had as its theme The inclusion process Deaf Student Education in the Context of regular order as to check how does the process of inclusion of these students in schools for regular education. This process necessarily involves knowledge of the Brazilian Sign Language - POUNDS, which is opening avenues for deaf people are respected and integrate the environment in which they live and especially at school. There is a need to broaden and deepen the discussion about inclusion and permanence of the deaf students in the school environment, as guaranteed by law but still run into problems, possibly due to the difficulty of the vast majority of schools the teachers do not know the language in POUNDS .The objective of this work is then to investigate how the inclusive education policy and its implementation process have been perceived and implemented by teachers, school and school community.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5417
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