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Título: Os desafios da inclusão radical
Autor(es): Celestrino, Maria Alice Araujo
Orientador(es): Santos, Ricardo dos
Palavras-chave: Adaptação escolar
Educação inclusiva
Integração social
Student adjustment
Inclusive education
Social integration
Data do documento: 17-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: CELESTRINO, Maria Alice Araujo. Os desafios da inclusão radical. 2014. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Esta pesquisa apresenta uma reflexão acerca da inclusão de alunos com dificuldades educacionais especiais - NEE na escola regular, com ênfase nos desafios da inclusão radical. A garantia de direitos de acesso e permanência com o compromisso de educação para todos, com qualidade e respeito às diferenças é o grande tema deste estudo. Buscando subsídios para novas formas de enfrentamento das variadas manifestações de exclusão no âmbito escolar. O estudo combinou pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico e de campo, mediante aplicação de questões reflexivas. Sendo que a inclusão é hoje um movimento mundial que se impõe, cada vez mais, no cotidiano escolar. Em decorrência disso a escola precisa se reestruturar para oferecer uma educação adequada às necessidades de todos os alunos, o que gera algumas dificuldades por parte dos profissionais envolvidos nesse processo. O presente trabalho objetivou também investigar tais dificuldades. Fazendo assim com que a escola reflita sobre princípios desse novo paradigma, que vai desde a convivência com esses alunos em um mesmo espaço até uma mudança na organização de todo o trabalho pedagógico da escola. Desse modo, todos os indivíduos, devem ter garantido seu direito de acesso e permanência na escola pública gratuita e de qualidade, possibilitando, assim, uma vida independente e uma postura crítica frente aos fatos ocorridos no cotidiano. Analisamos assim toda a trajetória da educação especial, desde os primórdios até os dias atuais, a transformação pela qual passou o homem no seu processo de hominização. E através do levantamento realizado no município sobre o atendimento educacional especializado trouxe informações relevantes nas esferas municipal e estadual, bem como a caracterização dos atendimentos e o seu lócus na escola especial e na escola regular. Resultando em reflexões sobre vários aspectos como a função social da escola, os tipos de atendimento educacional especializado presente nas escolas, os tipos de movimentos inclusivos e o papel do professor.
Abstract: This research presents a discussion about the inclusion of students with special educational difficulties - SEN in regular schools, with emphasis on the challenges of radical inclusion. The guarantee of rights of access and permanence with a commitment to education for all, with quality and respect for differences is the great theme of this study. Seeking grants for new ways to cope with varied manifestations of exclusion in schools. The study combined qualitative research of bibliographical and field, by applying reflective questions. And the inclusion is now a worldwide movement that imposes increasingly, at school. As a result the school needs to restructure to provide an adequate education to the needs of all students, which creates some difficulties for professionals involved in this process. This study also aimed to investigate these difficulties. Thus causing the school to reflect on the principles of this new paradigm, ranging from living with these students in the same space until a change in the organization of the whole school pedagogical work. Thus, all individuals should be guaranteed their right to access and remain in the free public school quality, thus enabling independent living and a critical reading of the facts in everyday life. Thus analyzed the entire trajectory of special education from the earliest times to the present day, the transformation that has occurred through the man in the process of humanization. And through the survey conducted in the city on specialized education brought relevant information at the municipal and state levels, as well as the characterization of attendance and their locus in the special school and regular school. Resulting in reflections on various aspects such as the social function of the school, the types of specialized education in this school, the types of inclusive movements and the role of the teacher.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5433
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