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Título: O desafio de encontrar novas práticas para se trabalhar a produção textual em sala de aula
Autor(es): Teluski, Valdirene De Fátima Saragoza Fernandes
Orientador(es): Santos, Nelson dos
Palavras-chave: Incentivo à leitura
Crianças - Escrita
Crianças - Linguagem
Reading promotion
Children - Writing
Children - Language
Data do documento: 9-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: TELUSKI, Valdirene de Fátima Saragoza Fernandes. O desafio de encontrar novas práticas para se trabalhar a produção textual em sala de aula. 2014. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho caracterizou-se pelo tema do desafio de encontrar novas práticas para se trabalhar a produção textual em sala de aula. O objetivo do ensino da Língua Portuguesa configura-se pela aprendizagem do aluno da leitura, da escrita, da produção e da interpretação de textos coerentes. Diante disso, infere-se que esta pesquisa proporcionou a investigação e a adequação de novas práticas para que este objetivo seja alcançado. O foco principal da investigação estabeleceu-se sobre a evidenciação e desenvolvimento de práticas de incentivo à leitura e à produção textual, após análise de dados coletados em pesquisa com os alunos. Lendo e analisando os métodos de Célestin Freinet citado por Imbernón (2010) e de João Luís Gasparin (2002), foi possível encontrar novos meios de incentivar e ensinar a produção textual aos alunos do século XXI. No caso, aos alunos do 7º ano do Ensino Fundamental II e aos estudantes do 1º ano do curso de Formação de Docentes do Colégio Estadual Professor Aídes Nunes da Silva. Dentre as possíveis alternativas, estabeleceu-se a consideração do contexto e das preferências de leitura dos alunos, realização de observações e a produção de textos, que poderiam e podem ser, eventualmente, premiados, podendo até mesmo ser publicados. Esta pesquisa foi exposta na presente monografia intitulada O desafio de encontrar novas práticas para se trabalhar a produção textual em sala de aula, tendo sido concebida por meio de investigação de campo, a saber, tipo de pesquisa em que procede-se à coleta de dados junto a um grupo específico de pessoas, considerando-se, neste caso, aspectos qualitativos e não quantitativos (FONSECA (2002) citado por GERHARDT e SILVEIRA (2009, p.40). Pela conclusão da pesquisa, verificou-se a defasagem quanto à prática do hábito de leitura dos alunos investigados, o que reflete em uma carência no desenvolvimento da reflexão crítica destes estudantes e da produção textual autônoma. Esta conjuntura sugere então a necessidade de intervenções pedagógicas desafiadoras que demandem dos professores e da comunidade escolar como um todo maior comprometimento, preparação e busca por alternativas, como as vistas nos trabalhos de Célestin Freinet citado por Imbernón (2010) e Gasparin (2002), por exemplo.
Abstract: This analysis was characterized by the challenge theme to find new ways to work with text production in the classroom. The aim of the teaching of Portuguese set up by student learning reading, writing, production and interpretation of coherent texts. Therefore, it is believed that this research provided the inquiry and the suitability of new practices for this goal to be achieved. The main research focus settled on the disclosure and development practices to encourage reading and textual production, after analyzing data collected in research with students. Reading and analyzing the methods of Célestin Freinet cited by Imbernon (2010) and João Luís Gasparin (2002), it was possible to find new ways to encourage and teach text production to students of the XXI century. In this case, the students of the 7th year of the Secondary School and students of the 1st year of the Training of Teachers of Colégio Estadual Professor Aídes Nunes da Silva. Among the possible alternatives, settled consideration the context and reading preferences of students, conducting observations and the production of texts that could and can be eventually rewarded, and may even be published. This research was exposed in this paper called The challenge to find new practices to work the textual production in the classroom, and was designed by field investigation, namely type of research in which proceeds to the collection of data from a specific group of people, considering, in this case, aspects qualitative, not quantitative (FONSECA (2002) cited by GERHARDT and SILVEIRA (2009, p.40). According to the conclusion of the study, there was a lag in the practice of reading habits of the investigated students, which reflected in a shortfall in the development of critical reflection of these students and in the their production of autonomous text. This situation, then, suggests the need for challenging pedagogical interventions that require teachers and the school community as a whole greater commitment, preparation and search for alternatives, as seen in the works of Célestin Freinet cited by Imbernon (2010) and Gasparin (2002), for example.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5446
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