Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5450
Título: Dificuldades para o ensino e aprendizagem da matemática: a realidade em salas de aula
Autor(es): Albano, Susiani Back
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Prática de ensino
Aprendizagem por atividades
Professores - Formação
Student teaching
Active learning
Teachers, Training of
Data do documento: 4-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: ALBANO, Susiani Back. Dificuldades para o ensino e aprendizagem da matemática: a realidade em salas de aula. 2014. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: O contexto deste estudo é a dificuldade exposta pelos alunos para a aprendizagem da Matemática, cuja importância é indiscutível para a formação destes estudantes. Para o ensino da Matemática é preciso despender maiores esforços para reter resultados satisfatórios, pois esta se apresenta mistificada como algo assustador e complicado. Para este estudo buscou-se a autenticidade deste problema nas respostas de alunos do primeiro ano do ensino médio de uma escola pública do Município de Medianeira - Paraná para um questionário estruturado construído pela aluna. A análise dos dados permitiu conhecer a opinião dos alunos sobre o entendimento da relação da matemática com as demais disciplinas, com o cotidiano e as dificuldades para o aprendizado. Os dados encontrados apontaram que é necessário aprimorar o método de ensinar, explorando a interdisciplinaridade e aliando a pratica à teoria. Para melhorar o ensino e aprendizagem é preciso mais do que uma formação de professores unicamente voltada ao ensino de como resolver um problema matemático, mas também de onde e como é possível aplicar tais conhecimentos.
Abstract: The context of this study is the difficulty the students to the learning of Mathematics whose importance is indisputable for the training of these students. For the Mathematics teaching is need to spend greater efforts to retain satisfactory results, as this appears mystified as something scary and complicated For this study we sought the authenticity of this problem in the responses of students in the first year of high school in a public school Municipality Medianeira – Paraná State to a structured questionnaire constructed by the researcher. The analysis allowed knowing the opinion of students on the understanding of the relationship of mathematics to other disciplines, with the everyday and the difficulties for learning. The data obtained indicated that it is necessary to improve the method of teaching, exploring interdisciplinary and combining theory with practice. To improve the teaching and learning it takes more than a teacher training solely focused on teaching how to solve a mathematical problem, but also where and how you can apply such knowledge.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5450
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_119.pdf525,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.