Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5464
Título: Valorização e resgate das variedades linguísticas em alunos oriundos da zona rural do município de Tomazina
Autor(es): Ponciano, Silmara Aparecida
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Contexto (Linguística)
Linguagem e educação
Preconceitos
Context (Linguistics)
Language and education
Prejudices
Data do documento: 1-Nov-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PONCIANO, Silmara Aparecida. Valorização e resgate das variedades linguísticas em alunos oriundos da zona rural do município de Tomazina. 2014. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática suscitar reflexões acerca da Variação Linguística e do preconceito e discriminação que sofrem os alunos que utilizam variedades linguísticas diferentes da estabelecida como padrão, reconhecendo sua importância dentro da Língua Portuguesa. Levando em conta que a Variação Linguística é um tema bastante complexo uma vez que envolve questões de identidade, estigma, discriminação, preconceito, norma, prestígio social e muitos outros. Temas esses que quando não são abordados de forma adequada, em vez de promover a conscientização e o avanço da cidadania, podem gerar preconceito e constrangimentos. Contudo a escola, de modo geral, não tem levado em consideração as variações linguísticas de seus alunos, com este trabalho objetiva-se mostrar que não há um modelo único de língua e que essas variações devem ser respeitadas e valorizadas integrando-as aos conteúdos.
Abstract: This work aimed to elicit thematic reflections on Linguistic Variation and the prejudice and discrimination faced by students who use different linguistic varieties as the established standard, recognizing its importance in the Portuguese language. Taking into account that the Linguistic Variation is a rather complex issue because it involves issues of identity, stigma, discrimination, prejudice, rule, social prestige and many others. That when these issues are not addressed properly, instead of promoting awareness and the advancement of citizenship, may generate prejudice and constraints. But the school, in general, has not taken into account the linguistic variations of their students, this work aims to show that there is no single model language, and that these variations must be respected and valued integrating them to the content.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5464
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_112.pdf815,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.