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Título: A inclusão das crianças e adolescentes com necessidades especiais na rede regular de ensino
Autor(es): Moreira, Sônia Maria
Orientador(es): Camicia, Rafaela Greici da Motta
Palavras-chave: Inclusão escolar
Integração social
Educação especial
Mainstreaming in education
Social integration
Special education
Data do documento: 8-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: MOREIRA, Sônia Maria. A inclusão das crianças e adolescentes com necessidades especiais na rede regular de ensino. 2014. 37 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho visa abordar e esclarecer questões sobre a inclusão das crianças e adolescente com necessidades especiais na rede regular de ensino de acordo com as leis vigentes no Brasil. Sendo essencial e de suma importância essa inclusão para que ocorram interação e desenvolvimento dessas crianças e adolescente que necessitam de cuidados especiais. Esse trabalho vem mostrar não apenas os benefícios da inclusão, mas também os desafios encontrados atualmente pelos profissionais da educação, tanto no ensino e aprendizagem também em relação ao espaço físico se é devidamente adequado. A legislação atual que defini a educação especial defende e destaca a política da inserção na rede regular de ensino, procurando evitar e diminuir a desvantagem e preconceitos gerados pela sociedade. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho é mostrar e analisar os desafios da inclusão das crianças com necessidade especial na rede regular de ensino, no que diz respeito às leis brasileiras e quais suas maiores dificuldades na prática diária. Desse modo, para alcançar os objetivos propostos, como procedimento metodológico utiliza-se a pesquisa bibliográfica, buscando resultados, analises e ponto de vista de diferentes autores conceituados.
Abstract: The work aims to address and clarify issues regarding the inclusion of children and adolescents with special needs in the regular school system in accordance with applicable laws in Brazil. Are essential and of paramount importance for this inclusion occurring interaction and development of these children and adolescents who need special care. This work is not only to show the benefits of inclusion, but also the challenges currently encountered by education, both in teaching and learning also in relation to physical space is properly suited up. Current legislation that define the special education supports and highlights the politics of inclusion in the regular education system, seeking to avoid and lessen the disadvantage and prejudice generated by society. Accordingly, the aim of this work is to show and analyze the challenges of inclusion of children with special needs in regular schools, with regard to Brazilian laws and difficulties faced in daily practice. Thus, to achieve the proposed objectives, the methodological procedure used to bibliographic search, searching results, analysis and perspective of different respected authors.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5475
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