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Título: Escola da ponte e a formação de sujeitos críticos: o caso do colégio Sesi Maringá - PR
Autor(es): Moraes, Valcir
Orientador(es): Bortoloto, Claudimara Cassoli
Palavras-chave: Abordagem interdisciplinar do conhecimento na educação
Conhecimento e aprendizagem
Reforma do ensino
Interdisciplinary approach in education
Knowledge and learning
Educational change
Data do documento: 11-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: MORAES, Valcir. Escola da ponte e a formação de sujeitos críticos: o caso do colégio Sesi Maringá - PR. 2014. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A Escola da Ponte se orienta no sentido de construir cidadania, autonomia, responsabilidade e solidariedade. Os alunos que por ali passam se comprometem na construção de um destino coletivo. Neste sentido, este estudo objetivou analisar a proposta da Escola da Ponte na formação de sujeitos críticos. Para tanto fizemos uso do estudo de caso. A investigação foi feita junto à equipe pedagógica do colégio SESI de Maringá que responderam a um questionário e os resultados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo. Ao analisar a Proposta Político Pedagógica do colégio caso, constatamos que o mesmo faz uso da metodologia das Oficinas de Aprendizagem e não é orientado pela proposta da Escola da Ponte. Entretanto, todos os professores consideram grande a influência da Ponte. Destaca-se ainda a importância dada à interdisciplinaridade, à interseriação, ao trabalho dos alunos em equipe em busca de solução para os desafios, à preferência por conteúdos que tenham relação com o cotidiano dos alunos, às avaliações processuais que focam competências e habilidades. Quanto à tendência pedagógica seguida os investigados são heterogêneos, o que sugere que são várias as influências. Por fim, concluímos que a proposta das Oficinas de Aprendizagem pode ser considerada favorável para a formação de sujeitos críticos, autônomos e responsáveis pela coletividade, tal como a Escola da Ponte faz em outro contexto. Sugerimos que outros estudos sejam feitos a fim de analisar o resultado desta metodologia na vida profissional dos egressos do colégio caso.
Abstract: The Bridge School is oriented towards building citizenship, autonomy, responsibility and solidarity. Students who pass there undertake the construction of a collective destiny. In this regard, this study aimed to analyze the proposal of the School of Bridge in the formation of critical subjects. For this we made use of the case study. The investigation was made along with the pedagogical staff of the college SESI Maringa who responded to a questionnaire and the results were analyzed using the technique of content analysis. By analyzing the Political Pedagogical Proposal of the college case, we find that it makes use of the methodology of Learning Workshops and is not oriented by the proposal of the Bridge School. However, all teachers consider big the influence of the Bridge School. Stands out the importance given to interdisciplinarity, workshops conducted with students of different grades together, the work of students as a team in search of solution to the challenges, the preference for contents that are related to the daily lives of students, procedural reviews that focus on skills and abilities. Regarding pedagogical trend then, the investigated are heterogeneous, suggesting that there are several influences. Finally, we conclude that the proposal of Workshops Learning can be considered favorable for the formation of critical, autonomous and responsible individuals by collectivity, such as the Bridge School is in another context. We suggest that other studies be made to analyze the result of this methodology in the professional lives of graduates of the college case.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5488
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