Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5506
Título: Tecnologias da informação e comunicação: utilização como instrumentos para a aprendizagem
Autor(es): Proença, Rosângela Bueno de Freitas
Orientador(es): Santos, Cidmar Ortiz dos
Palavras-chave: Estratégias de aprendizagem
Inclusão digital
Ensino auxiliado por computador
Learning strategies
Digital divide
Computer-assisted instruction
Data do documento: 5-Mar-2015
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: PROENÇA, Rosângela Bueno de Freitas. Tecnologias da informação e comunicação – utilização como instrumentos para a aprendizagem. 2015. 35 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2015.
Resumo: Este trabalho teve como temática a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação na educação e no desenvolvimento dos alunos, que busca refletir como docentes e educandos utilizam tal ferramenta a serviço da aprendizagem. Auxilia no desenvolvimento estudantil e salienta que os docentes estejam sempre em formação continuada. A inserção do educando ás Tic´s começa em casa com a família e continua no ambiente escolar, mas é preciso que no ensino formal sejam adequadas ao processo ensino aprendizagem,trabalho este que requer mudanças e ruptura de paradigmas o aluno assume a construção ativa de seu conhecimento e o professor um mediador. A escola também precisa fazer sua parte propiciando aos docentes a formação e a constante atualização das Tic´s onde de forma prazerosa promoverá a educação e o desenvolvimento de todos.
Abstract: This work had as its theme the importance of the use of information and communication technologies in education and the development of students, which reflects how teachers and students use such tool in the service of learning. Assists in student development and stresses that teachers are always in continuous formation. The insertion of the educating at Ict ´ s begins at home with the family and continues in the school environment, but it is necessary that in formal education are appropriate to the teaching learning process, this work requires changes and rupture of paradigms the student assumes the active construction of knowledge and the teacher a mediator. The school also needs to do its part providing to teachers training and constant updating of ICT ´ s where pleasurable manner will promote the education and development of all.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5506
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_103.pdf354,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.