Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5520
Título: O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais
Autor(es): Berti, Maura Aucioni
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Tecnologia e crianças
Recursos de informação
Conhecimento e aprendizagem
Technology and children
Information resources
Knowledge and learning
Data do documento: 4-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: BERTI, Maura Aucioni. O uso das tecnologias de informação e comunicação no ensino fundamental: um conflito de gerações nos espaços educacionais. 2014. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este estudo teve como temática uma abordagem às tecnologias da informação enquanto instrumento pedagógico no uso de TIC’s no ensino fundamental, tendo em vista que o avanço tecnológico é uma ferramenta de aprendizagem ao alcance de todos os cidadãos. O objetivo foi estudar o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no processo de ensino e de aprendizagem na educação básica analisando o conflito gerado com este uso no ambiente escolar. Para tanto teve como objetivos específicos levantar a legislação concernente ao uso das TIC`s nos espaços e tempos escolares no Ensino Fundamental, analisar os recursos tecnológicos utilizados como instrumentos da prática pedagógica, seus objetivos e aplicações com o desenvolvimento de um estudo comparativo entre percepções de docentes e discentes acerca das vantagens e desvantagens no uso das TIC`s no ambiente escolar. A reflexão levantada pela abordagem deste assunto conduz ao reconhecimento de que muitas mudanças vêm ocorrendo na educação com o surgimento das tecnologias de informação que contribuem para promover o debate sobre os novos recursos didáticos que atuam numa dimensão social. Desta forma, foi possível perceber que ensinar usando novas ferramentas computacionais pressupõe uma prática planejada e totalmente voltada para proporcionar aos alunos o acesso ao conhecimento.
Abstract: This article is themed as an approach to information technology as a pedagogical tool in the use of ICT in primary education, with a view that technological advancement is a learning tool within the reach of all citizens. The goal is to study the use of Information Technologies and Communication in teaching and learning in elementary education process analyzing the conflict generated with this use in the school environment. To do so takes as specific goals to lift the legislation concerning the use of the spaces and TIC`s school years in elementary school, analyzing the technological resources used as instruments of teaching practice, their goals and applications and develop a comparative study of perceptions of teachers and students about the advantages and disadvantages in the use of TIC`s in the school environment. The reflection raised by approaching this issue leads to the recognition that many changes are occurring in education with the emergence of information technologies that contribute to foster debate on new teaching resources that operate in a social dimension. Thus, it was possible to realize that teaching using new computational tools requires a planned and fully geared to provide students access to practical knowledge.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5520
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_92.pdf307,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.