Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5524
Título: A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares
Autor(es): Ferezin, Jennifer Rafaela Serafim
Orientador(es): Ribeiro, Janete Santa Maria
Palavras-chave: Cultura - Estudo e ensino
Reservas indígenas
Índios - Usos e costumes
Culture - Study and teaching
Indian reservations
Indians - Social life and customs
Data do documento: 4-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FEREZIN, Jennifer Rafaela Serafim. A aldeia Avá-guarani em São Miguel do Iguaçu e a avaliação dos alunos nas escolas regulares. 2014. 11 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: A região oeste Paranaense está rodeada de aldeias indígenas, desta forma, entende-se a necessidade de estudar a presença dos alunos indígenas nas escolas regulares da região, nas escolas indígenas e o trabalho pedagógico que está sendo realizado nas mesmas. O objetivo deste estudo está relacionado à avaliação dos alunos indígenas referente à língua materna e o português, o ensino regular, as dificuldades dos professores tanto estruturais como pedagógicas, formação de professores e as características das escolas, em especial o Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo situado na Aldeia Avá– Guarani em São Miguel do Iguaçu. Para a realização deste trabalho utilizou-se de pesquisa de campo, como visita a aldeia Avá - Guarani, estudos referentes aos documentos indígenas, referenciais educacionais específicos para a modalidade de ensino indígena, Projeto Político Pedagógico da escola, entrevistas com a pedagoga, professores da aldeia e o responsável pela modalidade de ensino indígena do Núcleo Regional de Educação de Foz do Iguaçu. Sendo assim, um dos maiores resultados desta pesquisa foram os acréscimos aos estudos acadêmicos e um entendimento maior sobre a modalidade de ensino indígena. Outro acréscimo relevante foram os exemplos de aperfeiçoamento do processo de escolarização dos alunos indígenas, com programas deformação superior e específica para a docência nas escolas indígenas valorizando acultura e a língua materna, reafirmando o interesse de todos para uma educação de qualidade. Portanto, o presente trabalho atendeu as expectativas, além de proporcionar um embasamento teórico e prático da modalidade de ensino indígena, da valorização da cultura e do trabalho intercultural e diversificado.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5524
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_63.pdf146,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.