Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5533
Título: O uso de blog para ampliar o aprendizado de leitura e escrita em língua inglesa
Autor(es): Souza, Francielly Sperandio de
Orientador(es): Santos Junior, Lucas Schenoveber dos
Palavras-chave: Língua inglesa - Estudo e ensino - Falantes estrangeiros
Incentivo à leitura
Sistemas hipertexto
English language - Study and teaching - Foreign speakers
Reading promotion
Hypertext systems
Data do documento: 3-Out-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: SOUZA, Francielly Sperandio de. O uso de blog para ampliar o aprendizado de leitura e escrita em língua inglesa. 2014. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática a inclusão do texto digital, ou eletrônico, na forma de blog, a fim de desenvolver as habilidades de leitura e escrita em Língua Inglesa na escola pública nos anos finais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa objetivou verificar a importância e utilidade do hipertexto (texto eletrônico ou digital) e seus múltiplos significados na sala de aula, como apoio ao ensino de leitura e escrita em Língua Inglesa e diminuir as diferenças de relacionamento com o mundo digital entre professores e alunos. O estudo de caso deu-se através de pesquisa com os estudantes do oitavo ano E vespertino do Colégio Estadual Jorge Schimmelpfeng em Foz do Iguaçu, Paraná. Foram feitos estudos sobre o hipertexto e suas multimodalidades e como as ferramentas da web podem ser utilizadas em sala de aula, buscando maior aproveitamento do ambiente da sala de informática pelos alunos. As pesquisas levaram em consideração hábitos de uso da Internet e hábitos de estudo para chegar a conclusões sobre a possibilidade de utilização com efetividade do blog na sala de aula.
Abstract: This work had as thematic the inclusion of digital text, or electronic text, in the form of blog in order to develop reading and writing skills in English at a public school in the final years of elementary school. This research aimed to determine the importance and utility of hypertext (digital or electronic text) and its multiple meanings in the classroom , to support reading and writing teaching in English and decrease the differences of approach to the digital world between teachers and students. The case study was made through research with students in the eighth grade of State College Jorge Schimmelpfeng in Foz do Iguaçu, Paraná. Studies on hypertext and its multifariousness and how web tools can be used in the classroom were made, seeking greater use of the environment of the computer room by students. The research regarded Internet usage habits and study habits towards the possibility of using a blog with effectiveness in the classroom.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5533
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MD_EDUMTE_VII_2014_49.pdf897,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.