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Título: A ludicidade no processo ensino: aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais
Autor(es): Freitas, Eunecir Constância Eller de
Orientador(es): Berghauser, Neron Alipio Cortes
Palavras-chave: Educação especial
Crianças deficientes - Educação
Estratégias de aprendizagem
Special education
Children with disabilities - Education
Learning strategies
Data do documento: 10-Dez-2014
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Referência: FREITAS, Eunecir Constância Eller de. A ludicidade no processo ensino - aprendizagem de alunos com necessidades educacionais especiais. 2014. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como temática as atividades lúdicas, onde a pesquisa mostra a importância de desenvolvê-las, tornando o ensino-aprendizagem mais atraente para crianças com necessidades especiais. O resultado deste trabalho destaca uma proposta de valorizar os processos corporais e manuais, propondo atividades e momentos de aprendizagem definidas, construídas e avaliadas pelo professor e seus educando em situações reais e diversificadas de aprendizagem. Ficando muito explícito que quando o aluno não consegue assimilar novas situações de aprendizagem, o professor pode criar mediante atividades lúdicas, novas propostas para se trabalhar os conteúdos com maiores dificuldades. Este trabalho comprovou que quando o professor apresenta o lúdico para seus alunos, eles se sentem mais motivados a desenvolver as atividades que os tornam importantes, sentindo-se responsáveis e com capacidades para confeccionar os brinquedos e desta forma, vencer os desafios que são apresentados para os mesmos. O lúdico se torna importante pelo fato de oportunizar o fortalecimento do pensamento, bem como desenvolver a imaginação das crianças através das brincadeiras. Destacando aqui que o lúdico não só encanta as crianças, mas também exercita o raciocínio, o pensamento lógico e desenvolve a expressão infantil. E isso se dá pelo fato de que nas salas de aula são trabalhados diferentes jogos e brincadeiras, levando-se em conta o desenvolvimento físico, intelectual e social, apresentando de acordo com este processo progressivo jogos e brincadeiras mais complexas.
Abstract: This work was themed play activities, where research shows the importance of developing them, making it more attractive teaching and learning for children with special needs. The result of this work highlights a proposal to enhance the physical and manual processes, proposing activities and learning moments defined, built and evaluated by the teacher and the learner in real and diverse learning situations. Becoming very clear that when the student can’t assimilate new learning, the teacher can create through play activities, new proposals to work with the contents difficulty. This paper proved that when the teacher presents the playful for their students, they feel more motivated to develop activities that make them important, feeling responsible and able to fabricate toys and thereby overcome the challenges that are presented to the same. The playful becomes important because opportunity strengthening of thought and develops children's imagination through play. Highlighting the playfulness here that not only delights the children but also exercises the reasoning, logical thinking and develops the childlike expression. And this comes from the fact that classrooms are worked different games and activities, taking into account the physical, intellectual and social development, with in accordance with this progressive process and more complex game play.
URI: http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5539
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